MÍDIAS DIGITAIS, A GESTÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO
Palabras clave:
Difusão do conhecimento, Gestão da informação, Mídias sociaisResumen
Este estudo científico tem como finalidade estabelecer um diálogo entre as relações estabelecidas entre as mídias digitais e os processos de gestão e difusão do conhecimento nas organizações. Temos como pressuposto a centralidade do conhecimento como elemento preponderante para o desenvolvimento humano, representando um instrumento de organização social e também uma exigência para as organizações atuarem atendendo às necessidades inerentes ao convívio em sociedade. As mídias sociais atuam neste cenário como espaço de mediação dos diálogos para socialização e difusão das ações de gestão da informação e conhecimento produzido. O objetivo foi investigar as articulações entre as mídias digitais e os processos de gestão e difusão do conhecimento, a partir dos teóricos e pesquisadores das temáticas. A abordagem metodológica com pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, buscou estabelecer interfases entre os estudos científicos realizados por diversos autores como Castells ( 2009); Kensky ( 2007); Silva( 2022); Levy (2009), Galeffi(2011); Burnham (2012);Arruda e Boff (2000); Nonaka e Takeuchi (1997), dentre outros. Como resultado, o estudo teórico, podemos inferir que o impacto das mídias sociais vai além da comunicação nas organizações, mas também nos relacionamentos, nos recursos, nas atividades de gestão do conhecimento, na cultura organizacional e nos seus mais diversos setores de funcionamento, requerendo ações de compreensão e atuação especializada para atuar e utilizar-se do potencial que as mídias digitais oferecem.