PRODUÇÃO DE CARDS ACESSÍVEIS – ESPERANÇA E OTIMISMO
ABRINDO PORTAS PARA INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE
Palabras clave:
Audiodescrição. Card. Educação. InclusãoResumen
Narramos sobre uma experiência pedagógica que se desenhou no contexto da pandemia do Covid 19 nos remetendo à necessidade do distanciamento social. De tal modo, fomos desafiadas a experivivenciar as aulas remotas, as quais demandaram a construção de uma pedagogia diferente: pautada na afetividade, na esperança e no otimismo. Consoante os muitos desafios, entre os quais tecer os fios da inclusão de estudantes cegos e com baixa visão, nos mobilizamos a criar uma ação didática de enfrentamento às dores emocionais, advindas do processo de medo, terror vivido pelo povo brasileiro no curso de um agravamento exponencial de uma doença e suas mazelas. De tal modo, emergiu a necessidade de fomentar práticas de acessibilidade no âmbito do CAMPUS XI, a partir da chegada de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais - NEE e com deficiência. Neste caso, surgiu a ideia de produção de cards inclusivos. E para isso a docente propôs aos estudantes a tarefa de edificar cards cujos temas fossem livres, contanto que, as mensagens escritas caminhassem na perspectiva da celebração da vida, otimismo, fé e conteúdo positivo para todos e todas. As ideias foram ganhando corpo e volume, enquanto eram postas em ação. O projeto cresceu na proporção que os discentes se engajaram a produzir cards autorais, contendo imagens, fotografias do cotidiano e pelo exercício fecundo das aprendizagens sobre técnicas de áudio descrição e descrição de imagens estáticas, que muito colaboraram para a acessibilidade e inclusão dos estudantes cegos / deficiência visual como para todos e todas as pessoas que, aprendem a todos momentos com a diversidade.