AS CULTURAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA ESCOLA
DESAFIOS PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA INTERCULTURAL NO MUNICÍPIO DE ARACI-BA
Palabras clave:
Interculturalidade. Povos Originários.Prática Pedagógica.Resumen
A presente pesquisa teve como questão norteadora: Como os povos originários e suas culturas são representados nas práticas pedagógicas em uma escola de educação fundamental I no município de Araci-Ba? Justificou-se por compreender o papel social da escola na constituição do indivíduo que atuará na sociedade. O objetivo geral foi analisar de que modo as culturas dos povos originários são trabalhadas na escola, buscando entender os desafios para uma nova abordagem pedagógica intercultural. Os objetivos específicos: verificar como as culturas e povos originários aparecem nos textos e práticas pedagógicas vivenciadas pela escola; descrever atividades desenvolvidas pela escola no que diz respeito a inserção das culturas dos povos originários; identificar os desafios vividos pela escola na inserção das culturas dos povos originários no contexto pedagógico. De abordagem qualitativa, envolveu procedimentos como revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Dialogou com os autores: Candau (2016); Freire (2019 e 2021); Sacavino (2016), dentre outros.