FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O (DES)PREPARO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA
: REFLEXÕES SOBRE O (DES)PREPARO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA
Palabras clave:
Formação continuada. Prática pedagógica. Tecnologias digitais.Resumen
Este artigo tem o intuito de apresentar os resultados do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, UNEB Campus XI, tendo como tema “Formação docente: reflexões sobre o (des)preparo para o uso das tecnologias digitais na sala de aula”, motivado pela seguinte questão norteadora: quais os desafios e enfrentamentos do professor em sua prática pedagógica frente às tecnologias digitais? Objetivando de forma geral analisar em que medida a atual formação docente está apta a atender os desafios da prática pedagógica no aspecto do uso das tecnologias digitais na sala de aula. E como objetivos específicos: identificar os desafios e enfrentamentos do professor no contexto da prática pedagógica referente ao uso das tecnologias digitais e analisar as possibilidades pedagógicas do professor no contexto do uso das tecnologias digitais em sala de aula. Para esta investigação, foi necessário ir a campo em uma perspectiva qualitativa de pesquisa, dispondo da entrevista semiestruturada e aplicação de questionários junto a quatro professoras da educação básica das escolas públicas do município de Araci- BA. Os principais autores utilizados para fundamentar este trabalho foram: Gadotti (2011); Freire (2021); Libâneo (2013), Moran (2012), entre outros. Os resultados da ação investigativa apontam para a necessidade da ressignificação da prática pedagógica dos professores devido às novas releituras educacionais, pelo advento da inserção das tecnologias digitais em sala de aula como recurso pedagógico.