GAMIFICAÇÃO: DOS JOGOS À GESTÃO DE PESSOAS
Palabras clave:
Gamificação. Engajamento. Motivação. Pessoas. GestãoResumen
Diante deste século tecnológico, repleto de smartphones, redes sociais e jogos eletrônicos que trazem entretenimento e influenciam diretamente o comportamento das pessoas, um dos desafios de uma gestão empresarial é encontrar diferenciais determinantes que motivem e aumentem o desempenho dos funcionários. Nesse contexto, surge a gamificação como estratégia oriunda das narrativas dos games que está sendo encaixada metodologicamente em diversas áreas sociais, inclusive da Administração, como um princípio alternativo para encontrar uma saída opcional para motivar colaboradores. Este artigo tem como objetivo geral analisar o método de gamificação como estratégia administrava para motivação e engajamento de pessoas. E como objetivos específicos: apresentar o conceito de gamificação e de correlatos como: recompensas, engajamento, feedback etc e analisar sua eficácia. Este trabalho foi realizado com base nos moldes de uma pesquisa bibliográfica e descritiva. Conclui-se que a gamificação mostra-se como uma estratégia eficiente de engajamento e motivação de pessoas também dentro do âmbito empresarial, e que a satisfação de funcionários não se reduz tão somente aos salários, mas também pelo reconhecimento e, apesar de mostrar-se bastante produtivo, é um método que requer muito empenho para a aplicação e manutenção.