FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Autores/as

  • Ângela Ateone B. do C. Ferreira
  • Tiara Silva Santana Silva Santana

Palabras clave:

Ensino híbrido. Formação de professores. Crianças especiais

Resumen

Este artigo apresenta a relevância metodológica do ensino híbrido para crianças com necessidades educacionais especiais no segmento da Educação Infantil a partir de um estudo de caso realizado no município de Serrinha/BA. O uso das novas tecnologias tem impactado a sociedade em geral, com reflexos nos espaços educativos e na prática dos educadores, inclusive na Educação Infantil. Os avanços científicos e tecnológicos que emergem na sociedade da informação exigem novas competências dos professores para atender a alunos imersos em uma sociedade digital. Essa problemática se faz ainda mais relevante se considerarmos os desafios relacionados à inclusão dos alunos com necessidades especiais nos espaços educativos, de forma a atender a uma demanda diferenciada no tocante às características heterogêneas das crianças com deficiências diversas. Assim, destaca-se o ensino híbrido, por apresentar aos educadores formas de integrar um aporte instrumental digital ao currículo escolar. O presente trabalho buscou compreender o processo de formação inicial e continuada dos professores da Educação Infantil, avaliando os reflexos em sua prática diária, tendo como viés o ensino híbrido no processo de aprendizagem das crianças com necessidades educacionais especiais. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários como suporte para o desenvolvimento de um estudo de caso em uma escola que trabalha com o ensino híbrido desde 2017. Os resultados demonstram a viabilidade da implantação deste modelo de ensino, mas ressaltam a importância de que o espaço educativo esteja equipado para atender às necessidades do ensino híbrido. Ademais, é possível comprovar que o investimento na formação de professores deve ser o ponto inicial de qualquer tentativa que se faça no sentido de implementar o ensino híbrido nos espaços educativos.

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Publicado

2021-02-18