POSSIBILIDADES DE REPLICAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM DO AVA UNEB PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Palabras clave:
Surdos; Libras; Objetos de aprendizagem.Resumen
Trata-se de um artigo científico que intentou discutir sobre a construção de objetos de aprendizagem voltados para as pessoas surdas, evidenciando que foram elaborados no percurso formativo do curso de Pedagogia por estudantes do Componente Curricular Libras, ofertado no modelo semipresencial, como experiência pioneira da UNEB-Universidade do Estado da Bahia, como esforço de um coletivo para atender as demandas da oferta obrigatória do componente nos cursos de licenciatura. O problema motivador do estudo foi: Os Objetos de aprendizagem construídos e disponíveis no Ambiente virtual de aprendizagem tem potencial para replicação pedagógica na sala de aula bilíngue com surdos, em contextos das escolas do Território do Sisal, que visam a inclusão dos surdos? O objetivo primordial do estudo foi conhecer a experiência da Libras EaD, identificando objetos de aprendizagem construídos, com intento de analisar a possibilidade do uso e replicação dos objetos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem estudado.Referendou-se o estudo pelo aporte da teoria socio histórico cultural de Vygostky dialogando-se com autores que tem adesão a tal perspectiva sociointeracionista como basilar para educação. O estudo foi de cunho qualitativo, e de moldes pautados na pesquisa bilbiográfica, onde se verificou que o Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA possui muitos objetos de aprendizagem com potencial para uso e replicação em situações e processos de ensino-aprendizagem junto a surdos.