A HUMANIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
RECONECTANDO AFETOS NO RETORNO PRESENCIAL
Abstract
O texto, que ora apresentamos, traz como temática a discussão sobre a prática pedagógica efetivada no cenário acadêmico, tomando como recorte contextual, os dias contemporâneos demarcados pelo retorno das atividades presenciais, após o período de distanciamento social imposto pela pandemia do Covid 19. O problema mobilizador do estudo efetivado foi: em que medida a obra freireana poderá contribuir para edificação de docência constituída no ensino superior articulando práticas afetivas empenhadas com os processos de humanização dos ambientes acadêmicos? O estudo que efetivamos se configurou como significativo na medida em que, trata-se de uma temática de largo interesse dado o contexto de travessia entre o ensino remoto e o retorno às atividades presenciais, considerando todas as celeumas e problemas advindos da catástrofe pela qual passamos em decorrência do vírus causador da covid. No que diz respeito aos objetivos asseveramos: promover uma revisão por meio da leitura de textos de Paulo Freire, no que tange a compreensão dos postulados implicados com a humanização e as afetividades inerentes e importantes aos atos de docência. Logo, caracterizou-se como objetivos do plano específico: pontuar aspectos da teoria freireana, que estão implicados com a defesa da educação humana e da constituição da docência como exercícios de laços com as afetividades como forças motrizes para os atos de ensino e aprendizagem. De tal modo, o texto é resultado de um processo de releituras bibliográfica da obra “Pedagogia da Autonomia” de autoria de Paulo Freire (2015), tendo como objetivo principal abordar o conceito de humanidade docente presente na discussão atrelando-o à prática pedagógica no ensino superior. De tal modo, foram realizadas múltiplas leituras sobre os saberes necessários à prática educativa propostos pelo autor conectando-os ao desafio contemporâneo de discutir afetividade nas práticas educativas edificadas na universidade. Ao edificar a pesquisa e a condução do estudo analítico e reflexivo dos textos freireanos, constatamos a continuidade da importância dos escritos do renomado pensador e pertinência dos postulados tecidos no tocante ao chamado para a construção da humana docência, nos cenários educativos sobretudo nos territórios das ciências e das Universidades.