REFLEXÕES SOBRE O ENSINO HÍBRIDO NA UNEB CAMPUS XI DE SERRINHA/BA: vivencias da oferta semipresencial na graduação de pedagogia
Keywords:
Formação docente. Educação a distância. Modalidade semipresencial.Abstract
Difundir conhecimentos acerca das pesquisas realizadas no interior das universidades representa um compromisso das instituições de ensino superior para com a sociedade, na expectativa de cumprimento da sua função social. Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a trajetória de formação docente à distância vivenciada no ambiente virtual de aprendizagem - AVA, na Plataforma Moodle operacionalizados pela Universidade Estadual da Bahia- UNEB Campus XI (Serrinha-Ba). Neste sentido, socializa a experiência de ensino híbirdo vivenciada pela Disciplina TEC II EAD, cujas atividades se direcionaram para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem mediado pelo ambiente virtual do Moodle através de atividades síncronas e assíncronas como chats, fóruns de debates, elaboração coletiva de textos, envio de tarefas, questionários dentre outros. A abordagem metodológica de base qualitativa favoreceu diálogos com os sujeitos da investigação através de observações do processo educativo no ambiente, registros do AVA, interações e entrevistas semiestruturadas, privilegiando a autorreflexão do processo formativo como ferramenta de aprendizagem. Como resultados, identificamos que a prática educativa vivenciada pela Oferta semipresencial da UNEB no AVA da Plataforma Moodle, enquanto espaço formativo interativo e participativo fortalece a formação docente subsidiando a autonomia cognitiva e construções colaborativas entre estudantes e professores, entretanto, ainda existem desafios a serem perseguidos a exemplo dos preconceitos com a modalidade EAD por parte dos docentes e estudantes; políticas públicas adequadas; estrutura física adequada e formação docente para o ensino híbrido online.