MATERIAIS CONCRETOS DA PEDAGOGIA MONTESSORI NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS EM LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Pedagogia Montessori, Laboratório de Matemática, Materiais concretos, Formação de professoresResumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência, cuja proposta foi direcionada aos professores bolsistas de extensão dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e atuantes em dois laboratórios de matemática de escolas da educação básica. Essa proposta de formação foi realizada nos laboratórios das escolas estaduais Anne Frank e Dolores Alcaraz Caldas, no primeiro semestre de 2022. Como objetivo, buscou-se apresentar uma proposta de materiais concretos montessorianos de matemática capaz de contribuir com as aulas que os graduandos realizavam junto das crianças “nos laboratórios” das escolas em que trabalhavam. Além disso, a intenção foi apresentar uma proposta para oportunizar uma interação e uma troca de experiências capazes de favorecer e ampliar os conhecimentos daqueles professores em formação. A partir dos materiais montessorianos selecionados, o grupo se reuniu em três encontros, em que foi possível trabalhar com o quadro do sistema decimal, as operações fundamentais, a introdução às frações e operações. A partir dessa experiência, foi possível perceber que existe um interesse muito grande dos estudantes na busca por recursos didáticos que favoreçam seus ensinamentos de forma concreta.
Downloads
Referências
ANESE, R.; NOGARO, A. Avaliação e a autonomia da criança na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola de orientação montessoriana. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], v. 28, n. 63, p. 69–90, 2023. DOI: 10.20435/serieestudos. v28i63.1558. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1558. Acesso em: 29 set. 2023.
MARAN, J. Montessori: Uma educação para a vida. São Paulo: Loyola, 1977.
MONTESSORI, Maria. Mente Absorvente: Portugália, Tradução Wilma Freitas Ronald de Carvalho. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica Ltda. s/d.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.
REZENDE, A. M. S. Maria Montessori e os Materiais Didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas, 2021.
YAGLIS, D. Montessori: la educación natural y el medio. México. Trillas, 1989 (reimp. 2004). 118p.; 23 cm.-- ( Biblioteca grandes educadores; 4). Bibliografia: p. 111-113, inclusive índices ISBN 968-24-2841-6. 1. Educación. 2. Educadores. I. t.II. Ser.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edilene Janjar, Cristina Cavalli Bertolucci
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.