MATERIAIS CONCRETOS DA PEDAGOGIA MONTESSORI NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS EM LABORATÓRIOS DE MATEMÁTICA
Keywords:
Pedagogia Montessori, Laboratório de Matemática, Materiais concretos, Formação de professoresAbstract
This paper is an experience report whose proposal was aimed at the extension scholarship teachers from Matematics and Pedagogy degree courses working in two mathematics laboratories in basic education schools. This experience took place in the laboratories of Anne Frank and Dolores Alcaraz Calda, both public schools in Porto Alegre, in the first semester of 2022. The aim was to present a proposal for Montessori concrete math materials that could contribute to the classes that the undergraduates give to the children "in the laboratories" of the schools in which they worked. In addition, this practice searched for providing an opportunity for interaction and an exchange of experiences capable of expanding the knowledge of these teachers in training. Through the Montessori materials selected, the group was supposed to meet for three meetings in which they were able to work with the decimal system, fundamental operations and an introduction to fractions and operations. In this sense, it was possible to see that the students are very interested in finding teaching resources that help them learn in a concrete way.
Downloads
References
ANESE, R.; NOGARO, A. Avaliação e a autonomia da criança na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola de orientação montessoriana. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, [S. l.], v. 28, n. 63, p. 69–90, 2023. DOI: 10.20435/serieestudos. v28i63.1558. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1558. Acesso em: 29 set. 2023.
MARAN, J. Montessori: Uma educação para a vida. São Paulo: Loyola, 1977.
MONTESSORI, Maria. Mente Absorvente: Portugália, Tradução Wilma Freitas Ronald de Carvalho. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica Ltda. s/d.
MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.
REZENDE, A. M. S. Maria Montessori e os Materiais Didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930). Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas, 2021.
YAGLIS, D. Montessori: la educación natural y el medio. México. Trillas, 1989 (reimp. 2004). 118p.; 23 cm.-- ( Biblioteca grandes educadores; 4). Bibliografia: p. 111-113, inclusive índices ISBN 968-24-2841-6. 1. Educación. 2. Educadores. I. t.II. Ser.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Edilene Janjar, Cristina Cavalli Bertolucci
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.