O ensino da matemática escolar no contexto da Covid 19
o lúdico como dispositivo metodológico de uma residente pedagógica
Palavras-chave:
Ensino remoto. Formação docente. Experiência. Letramento matemático.Resumo
Neste texto objetiva-se problematizar as experiências de uma residente do Programa Residência Pedagógica (RP) do subprojeto do curso de Pedagogia da UFMA/CCSST com o lúdico no processo de ensino da matemática escolar de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Apresenta-se algumas atividades que foram desenvolvidas até o momento na área do letramento matemático escolar em um contexto pandêmico, como a utilização de tecnologias para o ensino remoto, a elaboração de planos de aulas, aulas e videoaulas do componente curricular matemática. Pode-se dizer que associar o ensino da matemática escolar com atividades lúdicas tem sido uma excelente estratégia para desenvolver a aprendizagem das crianças na fase escolar, ainda mais no cenário pandêmico. Isto tem sido uma rica experiência para o residente, aproximando-o à matemática escolar, descontruindo barreiras e traumas de sua trajetória escolar.
Downloads
Referências
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; ALBUQUERQUE, Odla Cristianne Patriota; COUTINHO, Clara Pereira. WhatsApp e suas Aplicações na Educação: uma revisão sistemática da Literatura/WhatsApp. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 67-87, 2016.
FERRO, Bruno Rogério; VIEL, Franciele Vanessa. A importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Científica UNAR. Araras, v.18, n.1, p.109-129, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18762/1982-4920.20190009 Acesso: 15 jun. 2021.
MOURA, Jónata Ferreira de. Narrativas de vida de professores da educação infantil na constituição da formação docente: as marcas e as ausências da matemática escolar. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2015.
______. Pesquisa-formação: marcas, resistências e apropriações reveladas pela escrita de si no processo de formação acadêmica do estudante de Pedagogia que ensina(rá) Matemática. 2019. 228f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Universidade São Francisco, Itatiba, 2019.
RAMOS, Daniela Karine; RAFAEL SEGUNDO, Fabio. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 531-550, abr./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623665738
Acesso em: 20 abr. 2021.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ANDRADA, Paula Costa de. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 30, n.º 3, p. 355-365, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/F937bxTgC9GgpBJ8QhCKs6F/?lang=pt. Acesso: 15 jun. 2021.
UFMA. Edital Residência Pedagógica. PROEN, 2020. Disponível em:
http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/Rg3V0jXYKZOYzc4.pdf
Acesso em: 20 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.