O ensino da matemática escolar no contexto da Covid 19
o lúdico como dispositivo metodológico de uma residente pedagógica
Palabras clave:
Enseñanza a distancia. Formación del profesorado. Experiencia. Alfabetización matemática.Resumen
Este texto tiene como objetivo discutir las experiencias de una residente del Programa de Residencia Pedagógica (PR) del subproyecto de la asignatura de Pedagogía UFMA/CCSST con lo lúdico en el proceso de enseñanza de la matemática escolar en una clase de 5 ° grado de primaria. Presenta algunas actividades que se han desarrollado hasta el momento en el área de alfabetización matemática escolar en un contexto pandémico, como el uso de tecnologías para la educación remota, la preparación de planes de lecciones, clases y videoclases para el componente curricular matemático. Se puede decir que asociar la enseñanza de la matemática escolar con las actividades recreativas ha sido una excelente estrategia para desarrollar el aprendizaje de los niños en la escuela, más aún en el escenario pandémico. Esta ha sido una rica experiencia para el residente, acercándolo a las matemáticas escolares, rompiendo barreras y traumas en su carrera escolar.
Descargas
Citas
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; ALBUQUERQUE, Odla Cristianne Patriota; COUTINHO, Clara Pereira. WhatsApp e suas Aplicações na Educação: uma revisão sistemática da Literatura/WhatsApp. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 67-87, 2016.
FERRO, Bruno Rogério; VIEL, Franciele Vanessa. A importância do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Científica UNAR. Araras, v.18, n.1, p.109-129, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18762/1982-4920.20190009 Acesso: 15 jun. 2021.
MOURA, Jónata Ferreira de. Narrativas de vida de professores da educação infantil na constituição da formação docente: as marcas e as ausências da matemática escolar. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, 2015.
______. Pesquisa-formação: marcas, resistências e apropriações reveladas pela escrita de si no processo de formação acadêmica do estudante de Pedagogia que ensina(rá) Matemática. 2019. 228f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Universidade São Francisco, Itatiba, 2019.
RAMOS, Daniela Karine; RAFAEL SEGUNDO, Fabio. Jogos Digitais na Escola: aprimorando a atenção e a flexibilidade cognitiva. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 531-550, abr./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623665738
Acesso em: 20 abr. 2021.
SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ANDRADA, Paula Costa de. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 30, n.º 3, p. 355-365, jul./set. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/F937bxTgC9GgpBJ8QhCKs6F/?lang=pt. Acesso: 15 jun. 2021.
UFMA. Edital Residência Pedagógica. PROEN, 2020. Disponível em:
http://www.ufma.br/portalUFMA/edital/Rg3V0jXYKZOYzc4.pdf
Acesso em: 20 abr. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.