Explorando formas de ensino da matemática: um relato de uma oficina
Parole chiave:
Cruzadinha, Jogo, Operações básicas, Ensino médioAbstract
Esse artigo tem como objetivo analisar o uso das Cruzadinhas Matemáticas contendo operações com números inteiros e decimais. Trazemos à discussão a proposta pedagógica vivenciada por alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública com um jogo matemático baseado nas palavras cruzadas, onde os estudantes resolvem as questões e completam o esquema, cruzando os números. Ao levar o jogo para a sala de aula, nosso objetivo era de despertar o interesse dos alunos, desenvolver raciocínio lógico, revisar conteúdo do ensino fundamental e identificar o nível de aprendizado em operações com números inteiros e decimais. Foi possível perceber um engajamento maior dos estudantes na dinâmica de aula, uma forte interação dos alunos com um método de ensino diferente e o aprendizado que foi possibilitado através dessa dinâmica, com perceptível desenvolvimento no conhecimento matemático. No entanto, outras observações emergiram da prática: a heterogeneidade das turmas e a diferença entre turmas, aliados ao grande número de alunos em sala de aula dificulta o trabalho docente. Além disso, a alta carga horária em sala de aula é nociva às ideias inovadoras dos professores de Matemática.
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Riferimenti bibliografici
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