Explorando formas de ensino da matemática: um relato de uma oficina
Parole chiave:
Cruzadinha, Jogo, Operações básicas, Ensino médioAbstract
Esse artigo tem como objetivo analisar o uso das Cruzadinhas Matemáticas contendo operações com números inteiros e decimais. Trazemos à discussão a proposta pedagógica vivenciada por alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública com um jogo matemático baseado nas palavras cruzadas, onde os estudantes resolvem as questões e completam o esquema, cruzando os números. Ao levar o jogo para a sala de aula, nosso objetivo era de despertar o interesse dos alunos, desenvolver raciocínio lógico, revisar conteúdo do ensino fundamental e identificar o nível de aprendizado em operações com números inteiros e decimais. Foi possível perceber um engajamento maior dos estudantes na dinâmica de aula, uma forte interação dos alunos com um método de ensino diferente e o aprendizado que foi possibilitado através dessa dinâmica, com perceptível desenvolvimento no conhecimento matemático. No entanto, outras observações emergiram da prática: a heterogeneidade das turmas e a diferença entre turmas, aliados ao grande número de alunos em sala de aula dificulta o trabalho docente. Além disso, a alta carga horária em sala de aula é nociva às ideias inovadoras dos professores de Matemática.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BORIN, J. Jogos e Resoluções de Problemas: uma estratégia para a aula de matemática. São Paulo: USP, 1996.
GRANDO, R. C. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e Materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, N. 02, p. 393-416, Out. 2015.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PETRY, D. O Jogo no Processo de Alfabetização. 2013. Disponível em: http://revistanativa.com/index.php/revistanativa/article/viewFile/109/pdf. Acesso em: 13 de fevereiro de 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 José Carlos Pereira Macedo, João Victor Dos Santos Neves, Julia Schaetzle Wrobel, Nathalia da Costa Dias
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.