O DOMINÓ DE FRAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DO USO EM TURMAS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
REPORTS OF THE USE IN 6TH GRADE ELEMENTARY SCHOOL CLASSES
Parole chiave:
Game, Ludic, FractionsAbstract
Este trabalho apresenta relatos da utilização do jogo Dominó de Frações em aulas da disciplina de Matemática para o ensino do conteúdo frações. Sob uma abordagem qualitativa e por meio de uma observação participante em duas turmas de 6° ano do Ensino Fundamental, investigo potencialidades do uso do jogo ao ensino de frações no que tange à interpretação de um todo que é dividido em partes. Foi possível notar que o Dominó de Frações proporcionou envolvimento e cooperação por parte dos alunos, além de despertar neles uma aproximação e afeição ao conteúdo em si. Essa experiência possibilitou vislumbrar o trabalho lúdico como maneira de auxiliar o aluno na aprendizagem do conteúdo matemático, tornando-a mais descontraída e prazerosa.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAUMGARTEL, P. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EBRAPEM), 20., 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos... Curitiba: UFPR, 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_priscila_baumgartel.pdf. Acesso em: 17 ago. 2023.
BELO, P. A. de P.; OLIVEIRA, R. M. de; SILVA, R. C. da. Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e323880, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.3880. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3880. Acesso em: 4 set. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRANDO, R. C. O jogo suas Possibilidades Metodológicas no Processo Ensino-Aprendizagem na Matemática. 1995. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=458421. Acesso em: 29 set. 2023.
GRANDO, R. C. O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula. 2000. 239 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=457042. Acesso em: 29 set. 2023.
GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004. (Coleção pedagogia e educação).
LIMA, M. F. R. A.; SILVA, A. F. G. Currículo Prescrito para o Ensino de Frações no Ensino Fundamental. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 3, p. 365–374, 2021. DOI: 10.17921/2176-5634.2021v14n3p365-374. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/8457. Acesso em: 17 ago. 2023.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2020.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2016.
OLIVEIRA, V. S. D.; BASNIAK, M. I. Frações e suas múltiplas interpretações: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem. Revista de História da Educação Matemática - HISTEMAT, v. 7, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/388. Acesso em: 17 ago. 2023.
POWELL, A. B. Melhorando a epistemologia de números fracionários: Uma ontologia baseada na história e neurociência. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, v. 13, n. 29, p. 78–93, 2018. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/download/200/199. Acesso em: 18 ago. 2023.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de Matemática: 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. (Série Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental).
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Rodrigo Ramos de Souza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.