THE DOMINO OF FRACTIONS IN MATHEMATICS TEACHING
REPORTS OF THE USE IN 6TH GRADE ELEMENTARY SCHOOL CLASSES
Keywords:
Game, Ludic, FractionsAbstract
This paper presents reports of the use of the Dominó de Frações game in Mathematics classes for teaching the content of fractions. Under a qualitative approach and through participant observation in two classes of the 6th grade of Elementary School, I investigate the potential of using the game to teach fractions in terms of the interpretation of a whole that is divided into parts. It was possible to note that Dominó de Frações provided engagement and cooperation on the part of the students, in addition to awakening in them an approximation and affection for the content itself. This experience made it possible to envision playful work as a way to help students learn mathematical content, making learning more casual and enjoyable.
Downloads
References
BAUMGARTEL, P. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EBRAPEM), 20., 2016, Curitiba. Anais Eletrônicos... Curitiba: UFPR, 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_priscila_baumgartel.pdf. Acesso em: 17 ago. 2023.
BELO, P. A. de P.; OLIVEIRA, R. M. de; SILVA, R. C. da. Reflexos da relação professor-aluno para a aprendizagem no contexto formal de ensino. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. e323880, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i2.3880. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3880. Acesso em: 4 set. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRANDO, R. C. O jogo suas Possibilidades Metodológicas no Processo Ensino-Aprendizagem na Matemática. 1995. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=458421. Acesso em: 29 set. 2023.
GRANDO, R. C. O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula. 2000. 239 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=457042. Acesso em: 29 set. 2023.
GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004. (Coleção pedagogia e educação).
LIMA, M. F. R. A.; SILVA, A. F. G. Currículo Prescrito para o Ensino de Frações no Ensino Fundamental. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 3, p. 365–374, 2021. DOI: 10.17921/2176-5634.2021v14n3p365-374. Disponível em: https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/8457. Acesso em: 17 ago. 2023.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U., 2020.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2016.
OLIVEIRA, V. S. D.; BASNIAK, M. I. Frações e suas múltiplas interpretações: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem. Revista de História da Educação Matemática - HISTEMAT, v. 7, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/388. Acesso em: 17 ago. 2023.
POWELL, A. B. Melhorando a epistemologia de números fracionários: Uma ontologia baseada na história e neurociência. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, v. 13, n. 29, p. 78–93, 2018. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/download/200/199. Acesso em: 18 ago. 2023.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; MILANI, E. Jogos de Matemática: 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. (Série Cadernos do Mathema – Ensino Fundamental).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rodrigo Ramos de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.