PEÇAS RETANGULARES - UM MATERIAL E AS MUITAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Parole chiave:
Material concreto. LEM. Ludicidade. Representação Semiótica.Abstract
A experiência que relatamos neste artigo refere-se a práticas desenvolvidas nas disciplinas metodológicas, para o ensino de matemática, ministradas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Selecionamos uma situação de exploração do material Peças Retangulares – PR, a partir do jogo Cartões dos Atributos, no contexto do LAMADEM, com 12 alunos do referido curso. A riqueza da atividade desenvolvida se expressa não somente na realização do jogo em si, mas, sobretudo, na diversidade de registros de representação semiótica mobilizados na validação dos resultados do jogo. A base teórica que fundamenta nossa experiência apoia-se nas contribuições de estudos relacionados a gestão dos espaços educativos e dos recursos didáticos, propostos por Lorenzato (2006) e Barbosa (2021), respectivamente. Mas, também, nas premissas de Duval (2003) e Damm (1999) ao discutir elementos concernentes à Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A nossa expectativa é poder contribuir para ampliar as reflexões em torno das práticas metodológicas para o trabalho com a matemática elementar, destacando a convergência entre as representações semióticas e os aspectos da metodologia do ensino de matemática, o que inclui, evidentemente, as atividades de caráter lúdico.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARBOSA, Pedro Ribeiro. Considerações iniciais relacionadas aos materiais didáticos - MD. Campina Grande – PB: UFCG, 2021. (mimeo).
BARBOSA, Pedro Ribeiro. (org.). O material didático Peças Retangulares. Campina Grande: EDUFCG, 2015.
DAMM, Regina Flemming. In: MACHADO, Silva Dias Alcântara. (Org). Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
DUVAL, Raymond. Registros de Representação Semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silva Dias Alcântara. (Org). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, 2003.
LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas/SP: Autores Associados, 2006.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.