PEÇAS RETANGULARES - UM MATERIAL E AS MUITAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Keywords:
Material concreto. LEM. Ludicidade. Representação Semiótica.Abstract
The experience we report in this article refers to practices developed in the methodological disciplines, for the teaching of mathematics, taught in the Pedagogy Course of the Federal University of Campina Grande. We selected a situation of exploration of the Rectangular Pieces material – PR, from the game Cartão dos Attributes, in the context of LAMADEM, with 12 students of the referred course. The richness of the activity developed is expressed not only in the performance of the game itself, but, above all, in the diversity of semiotic representation records mobilized in the validation of the game's results. The theoretical basis that supports our experience is supported by the contributions of studies related to the management of educational spaces and teaching resources, proposed by Lorenzato (2006) and Barbosa (2021), respectively. But also on the premises of Duval (2003) and Damm (1999) when discussing elements concerning the Theory of Semiotic Representation Records. Our expectation is to be able to contribute to broadening the reflections on methodological practices for working with elementary mathematics, highlighting the convergence between semiotic representations and aspects of the methodology of teaching mathematics, which evidently includes activities of a nature ludic.
Downloads
References
BARBOSA, Pedro Ribeiro. Considerações iniciais relacionadas aos materiais didáticos - MD. Campina Grande – PB: UFCG, 2021. (mimeo).
BARBOSA, Pedro Ribeiro. (org.). O material didático Peças Retangulares. Campina Grande: EDUFCG, 2015.
DAMM, Regina Flemming. In: MACHADO, Silva Dias Alcântara. (Org). Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
DUVAL, Raymond. Registros de Representação Semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silva Dias Alcântara. (Org). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, 2003.
LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas/SP: Autores Associados, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.