Livro paradidático e sua presença nas edições do ENEM: alternativas para a ludicidade na Educação Matemática
Mots-clés :
Lúdico, Mapeamento, Anos Iniciais do Ensino FundamentalRésumé
Os livros paradidáticos apresentam características singulares, tais como ficção, diversão e linguagem diferenciada daquela dos livros didáticos, que podem enriquecer o ensino de Matemática. Com o objetivo de apresentar um panorama das produções alusivas aos livros paradidáticos de Matemática nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, analisamos qualitativamente oito trabalhos. Estes mostram as possibilidades pedagógicas desses livros, tais como o ensino de diferentes conteúdos matemáticos, o desenvolvimento de habilidades, a diversidade de gêneros textuais, temas, linguagens e abordagens, e as formas de trabalho em sala de aula. Um aspecto comum, evidenciado dentre os trabalhos analisados, é a discussão sobre como os paradidáticos de Matemática podem favorecer um ensino e uma aprendizagem de Matemática de forma mais lúdica. Assim, esses materiais auxiliam na promoção de uma educação matemática mais divertida e atraente na atualidade. Por fim, indicamos algumas sugestões para futuras investigações e aprofundamentos sobre esse tema.
Téléchargements
Références
BERNARD, T. P.; MEGID, M. A. B. A. O ensino de frações no Ensino Fundamental I: livros paradidáticos, culinária, jogos e tecnologias. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.
CASSIMIRO, S. R. S.; SILVA, G. G. A.; JESUS, P. S. Só um minutinho, articulando literatura com medidas de tempo na Educação Infantil. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. e202103, 2021.
CHAGAS, G. L. C. Ensinar e aprender à luz do livro paradidático de matemática. 86 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Natal, 2022.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DALCIN, A. Um olhar sobre o paradidático de matemática. Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 1, p. 25-36, 2007.
DEKKER, T.; QUERELLE, N. Great assessment problems. Utrecht: Freudenthal Instituut, 2002.
FERREIRA, A. A.; ROSA FILHO, R. O diabo dos números: uma análise das possibilidades de ensinar matemática por meio de um paradidático. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.
GUIMARÃES, D. R.; PEROVANO, A. P.; AMARAL-SCHIO, R. B. A percepção de licenciandos em Matemática sobre o livro didático. In: MANRIQUE, A. L.; GROENWALD, C. L. O. (org.). Anais do IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. São Paulo: Editora Akademy, 2023. p. 747-758.
GUIMARÃES, D. R. et al. Retratos de um mosaico em construção: revisão de literatura via mapeamento de pesquisas sobre livros didáticos de matemática. Cenas Educacionais, Caetité, v. 6, p. e17459, p. 1-27, 2023.
LIMA, F. N.; LIMA, C. C. B.; SILVA, J. C. C. Um resgate aos conceitos matemáticos através dos paradidáticos e mapas conceituais. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.
MARQUES, T. M. P. A.; A. M. O. LUNA. O livro paradidático em Matemática como recurso metodológico: da reflexão à ação. Anais do III Encontro Nacional de Educação Matemática. Natal: Editora Universitária, 1990. p. 47.
MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 224 p. 1997. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
NASCIMENTO, B. S. Paradidáticos e sua contribuição para o ensino da Matemática no Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-9.
PAULA, M. A. S.; BARRETO, D. E. S. Sequência didática de Matemática com livros paradidáticos na perspectiva de uma avaliação formativa e reguladora. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-8.
PAULUCIO, J. F.; CARVALHO, L. Q. Paradidáticos na sala de aula: Diálogos, Experiência e Leitura. Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2018.
PEROVANO, A. P.; GUIMARÃES, D. R.; LITOLDO, B. F. Análise do livro didático de matemática no Third International Conference on Mathematics Textbooks Research and Development: perspectivas e possibilidades de pesquisa. Alexandria, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 237-261, 2022.
PEROVANO, A. P.; RIBEIRO GUIMARÃES, D. Um mosaico dos trabalhos publicados nos anais do SIPEM: foco nos livros didáticos e nos materiais curriculares. INTERMATHS, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 34-51, 2020.
RODRIGUES, M. A. A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, p. 765-781, 2015.
SANTANA, C. S.; KOVÁCS, M. J. Mosaico e pesquisa qualitativa: combinando fragmentos na tarefa de análise de dados. Imaginário, v.13/14, n.17/18, p. 439-452, 2009.
SANTOS, J. S. O lúdico na educação infantil. Anais do IV Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2012. p. 1-16.
SILVA, D. R. Um olhar histórico sobre o livro paradidático de Matemática no Brasil. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte: SBEM, 2007. p. 1-10.
SILVA, W. B. O ensino de geometria com o auxílio do livro paradidático. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador: SBEM, 2010. p. 1-10.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ana Paula Perovano, Douglas Ribeiro Guimarães, Beatriz Fernanda Litoldo 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.