Livro paradidático e sua presença nas edições do ENEM: alternativas para a ludicidade na Educação Matemática
Keywords:
Lúdico, Mapeamento, Anos Iniciais do Ensino FundamentalAbstract
Paradidactic books have unique characteristics, such as fiction, fun and language different from that of textbooks, which can enrich Mathematics teaching. With the aim of presenting an overview of productions alluding to paradidactic Mathematics books in the proceedings of the Congress of Brazilian Mthematics Education, we qualitatively analyzed eight productions that show the pedagogical possibilities of these books, such as the teaching of different mathematical contents, the development of skills, the diversity of textual genres, themes, languages and approaches, and ways of working in the classroom. A common aspect, highlighted among the works analyzed, is the discussion about how Mathematics paradidactics can favor teaching and learning Mathematics in a more playful way. Thus, these materials help promote a more fun and attractive mathematics education today. Finally, we indicate some suggestions for future investigations on this topic.
Downloads
References
BERNARD, T. P.; MEGID, M. A. B. A. O ensino de frações no Ensino Fundamental I: livros paradidáticos, culinária, jogos e tecnologias. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.
CASSIMIRO, S. R. S.; SILVA, G. G. A.; JESUS, P. S. Só um minutinho, articulando literatura com medidas de tempo na Educação Infantil. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. e202103, 2021.
CHAGAS, G. L. C. Ensinar e aprender à luz do livro paradidático de matemática. 86 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Natal, 2022.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DALCIN, A. Um olhar sobre o paradidático de matemática. Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 1, p. 25-36, 2007.
DEKKER, T.; QUERELLE, N. Great assessment problems. Utrecht: Freudenthal Instituut, 2002.
FERREIRA, A. A.; ROSA FILHO, R. O diabo dos números: uma análise das possibilidades de ensinar matemática por meio de um paradidático. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.
GUIMARÃES, D. R.; PEROVANO, A. P.; AMARAL-SCHIO, R. B. A percepção de licenciandos em Matemática sobre o livro didático. In: MANRIQUE, A. L.; GROENWALD, C. L. O. (org.). Anais do IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. São Paulo: Editora Akademy, 2023. p. 747-758.
GUIMARÃES, D. R. et al. Retratos de um mosaico em construção: revisão de literatura via mapeamento de pesquisas sobre livros didáticos de matemática. Cenas Educacionais, Caetité, v. 6, p. e17459, p. 1-27, 2023.
LIMA, F. N.; LIMA, C. C. B.; SILVA, J. C. C. Um resgate aos conceitos matemáticos através dos paradidáticos e mapas conceituais. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.
MARQUES, T. M. P. A.; A. M. O. LUNA. O livro paradidático em Matemática como recurso metodológico: da reflexão à ação. Anais do III Encontro Nacional de Educação Matemática. Natal: Editora Universitária, 1990. p. 47.
MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 224 p. 1997. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
NASCIMENTO, B. S. Paradidáticos e sua contribuição para o ensino da Matemática no Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-9.
PAULA, M. A. S.; BARRETO, D. E. S. Sequência didática de Matemática com livros paradidáticos na perspectiva de uma avaliação formativa e reguladora. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-8.
PAULUCIO, J. F.; CARVALHO, L. Q. Paradidáticos na sala de aula: Diálogos, Experiência e Leitura. Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2018.
PEROVANO, A. P.; GUIMARÃES, D. R.; LITOLDO, B. F. Análise do livro didático de matemática no Third International Conference on Mathematics Textbooks Research and Development: perspectivas e possibilidades de pesquisa. Alexandria, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 237-261, 2022.
PEROVANO, A. P.; RIBEIRO GUIMARÃES, D. Um mosaico dos trabalhos publicados nos anais do SIPEM: foco nos livros didáticos e nos materiais curriculares. INTERMATHS, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 34-51, 2020.
RODRIGUES, M. A. A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, p. 765-781, 2015.
SANTANA, C. S.; KOVÁCS, M. J. Mosaico e pesquisa qualitativa: combinando fragmentos na tarefa de análise de dados. Imaginário, v.13/14, n.17/18, p. 439-452, 2009.
SANTOS, J. S. O lúdico na educação infantil. Anais do IV Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2012. p. 1-16.
SILVA, D. R. Um olhar histórico sobre o livro paradidático de Matemática no Brasil. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte: SBEM, 2007. p. 1-10.
SILVA, W. B. O ensino de geometria com o auxílio do livro paradidático. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador: SBEM, 2010. p. 1-10.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Paula Perovano, Douglas Ribeiro Guimarães, Beatriz Fernanda Litoldo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.