Livro paradidático e sua presença nas edições do ENEM: alternativas para a ludicidade na Educação Matemática

Authors

Keywords:

Lúdico, Mapeamento, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Abstract

Paradidactic books have unique characteristics, such as fiction, fun and language different from that of textbooks, which can enrich Mathematics teaching. With the aim of presenting an overview of productions alluding to paradidactic Mathematics books in the proceedings of the Congress of Brazilian Mthematics Education, we qualitatively analyzed eight productions that show the pedagogical possibilities of these books, such as the teaching of different mathematical contents, the development of skills, the diversity of textual genres, themes, languages and approaches, and ways of working in the classroom. A common aspect, highlighted among the works analyzed, is the discussion about how Mathematics paradidactics can favor teaching and learning Mathematics in a more playful way. Thus, these materials help promote a more fun and attractive mathematics education today. Finally, we indicate some suggestions for future investigations on this topic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do Grupo de Pesquisa teorEMa –Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa Currículos em Educação Matemática.

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro) e professor de Ensino Médio e Técnico da Etec Prof. Armando Bayeux da Silva (Rio Claro-SP). Licenciado em Matemática (2019) e Mestre em Educação Matemática (2022) pela UNESP/Rio Claro. Integrante do Grupo de Pesquisa teorEMa –Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática.  Desenvolve pesquisas com os seguintes temas: Educação Matemática Crítica, Livros Didáticos de Matemática, Ensino de Geometria e GeoGebra.

Beatriz Fernanda Litoldo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro. Mestre, em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e membro do grupo de pesquisa teorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática.

References

BERNARD, T. P.; MEGID, M. A. B. A. O ensino de frações no Ensino Fundamental I: livros paradidáticos, culinária, jogos e tecnologias. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.

CASSIMIRO, S. R. S.; SILVA, G. G. A.; JESUS, P. S. Só um minutinho, articulando literatura com medidas de tempo na Educação Infantil. Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. e202103, 2021.

CHAGAS, G. L. C. Ensinar e aprender à luz do livro paradidático de matemática. 86 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Natal, 2022.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DALCIN, A. Um olhar sobre o paradidático de matemática. Zetetiké, Campinas, v. 15, n. 1, p. 25-36, 2007.

DEKKER, T.; QUERELLE, N. Great assessment problems. Utrecht: Freudenthal Instituut, 2002.

FERREIRA, A. A.; ROSA FILHO, R. O diabo dos números: uma análise das possibilidades de ensinar matemática por meio de um paradidático. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.

GUIMARÃES, D. R.; PEROVANO, A. P.; AMARAL-SCHIO, R. B. A percepção de licenciandos em Matemática sobre o livro didático. In: MANRIQUE, A. L.; GROENWALD, C. L. O. (org.). Anais do IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. São Paulo: Editora Akademy, 2023. p. 747-758.

GUIMARÃES, D. R. et al. Retratos de um mosaico em construção: revisão de literatura via mapeamento de pesquisas sobre livros didáticos de matemática. Cenas Educacionais, Caetité, v. 6, p. e17459, p. 1-27, 2023.

LIMA, F. N.; LIMA, C. C. B.; SILVA, J. C. C. Um resgate aos conceitos matemáticos através dos paradidáticos e mapas conceituais. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12.

MARQUES, T. M. P. A.; A. M. O. LUNA. O livro paradidático em Matemática como recurso metodológico: da reflexão à ação. Anais do III Encontro Nacional de Educação Matemática. Natal: Editora Universitária, 1990. p. 47.

MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 224 p. 1997. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

NASCIMENTO, B. S. Paradidáticos e sua contribuição para o ensino da Matemática no Ensino Médio integrado ao Ensino Técnico. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-9.

PAULA, M. A. S.; BARRETO, D. E. S. Sequência didática de Matemática com livros paradidáticos na perspectiva de uma avaliação formativa e reguladora. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-8.

PAULUCIO, J. F.; CARVALHO, L. Q. Paradidáticos na sala de aula: Diálogos, Experiência e Leitura. Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2018.

PEROVANO, A. P.; GUIMARÃES, D. R.; LITOLDO, B. F. Análise do livro didático de matemática no Third International Conference on Mathematics Textbooks Research and Development: perspectivas e possibilidades de pesquisa. Alexandria, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 237-261, 2022.

PEROVANO, A. P.; RIBEIRO GUIMARÃES, D. Um mosaico dos trabalhos publicados nos anais do SIPEM: foco nos livros didáticos e nos materiais curriculares. INTERMATHS, Vitória da Conquista, v. 1, n. 1, p. 34-51, 2020.

RODRIGUES, M. A. A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, p. 765-781, 2015.

SANTANA, C. S.; KOVÁCS, M. J. Mosaico e pesquisa qualitativa: combinando fragmentos na tarefa de análise de dados. Imaginário, v.13/14, n.17/18, p. 439-452, 2009.

SANTOS, J. S. O lúdico na educação infantil. Anais do IV Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande: Realize Editora, 2012. p. 1-16.

SILVA, D. R. Um olhar histórico sobre o livro paradidático de Matemática no Brasil. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte: SBEM, 2007. p. 1-10.

SILVA, W. B. O ensino de geometria com o auxílio do livro paradidático. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador: SBEM, 2010. p. 1-10.

Published

2023-10-05

How to Cite

Perovano, A. P., Guimarães, D. R., & Litoldo, B. F. (2023). Livro paradidático e sua presença nas edições do ENEM: alternativas para a ludicidade na Educação Matemática. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18600