ENSINO DE GRÁFICOS E PORCENTAGENS A PARTIR DAS ELEIÇÕES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO OITAVO ANO
Mots-clés :
Ensino de Matemática., Insubordinação Criativa, Gráficos, PorcentagemRésumé
Fundamentadas na insubordinação criativa, acreditamos na viabilidade de discutir temas que extrapolam os conteúdos matemáticos por meio de aulas de matemática mais atrativas e criativas para os alunos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo descrever uma sequência didática sobre gráficos e porcentagens, criada a partir da inquietação dos alunos sobre as eleições que ocorreram no país em 2022. Tais aulas foram aplicadas em uma cidade do interior do estado de São Paulo, com 24 estudantes de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental com idade entre 13 e 15 anos, em uma escola estadual classificada como de altíssima vulnerabilidade pelo Indicador de Vulnerabilidade – QM. Para realização da atividade, os estudantes foram convidados a simular uma seção eleitoral, simulando uma votação do segundo turno das eleições, tendo que escolher um candidato para o cargo de presidente do país e outro para o de governador do estado de São Paulo. Após a simulação de votação, puderam realizar a contagem de todos os votos e construíram gráficos de colunas representando a quantidade de votos de cada candidato e calcularam suas respectivas porcentagens. Ao final foi possível realizar uma comparação percentual entre a simulação da sala com os números reais de cidades da região, do estado de São Paulo e do Brasil. Consideramos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas e com entusiasmo deles foi possível abordar, em aulas de matemática, assuntos relacionados à cidadania e a condução de uma seção eleitoral.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. v. 12, 2009. Disponível em: https://www.cdof.com.br/recrea22.htm . Acesso em: 03/10/2023.
BRASIL. Lei no 9.504/1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9504.htm . Acesso em: 14/09/2023.
D'AMBROSIO, B. S., LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema: Boletim De Educação Matemática, 29(51), 1–17. 2015. https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a01
SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista. São Paulo: Escola de Formação dos Profissionais da Educação (EFAPE), 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/01/Matem%C3%A1tica-Anos-Finais.pdf. Acesso em 14/09/2023.
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Estatísticas Eleitorais. Disponível em: https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais . Acesso em: 14 set. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paula Odani Oliveira, Carolina Zenero de Souza 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.