O ENSINO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS: uma história virtual alicerçada no movimento lógico-histórico

Auteurs-es

  • Ana Luiza Amaral Garcia Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Marta Da Silva Universidade Estadual de Goiás

Mots-clés :

Ensino de Equação, Atividade de Ensino., Clube de Matemática.

Résumé

Este artigo possui como objetivo investigar como a organização do ensino do conceito de equação, alicerçada nos pressupostos do movimento Lógico-Histórico, pode possibilitar melhorias na aprendizagem desse conceito. O mesmo tem como contexto o Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás – Sede Quirinópolis. Para ir ao encontro do objetivo eleito, buscaram-se respostas para tal questionamento: como a organização do ensino do conceito de equação para a 9ª Ano do Ensino Fundamental, alicerçada nos pressupostos do movimento Lógico -Histórico pode possibilitar melhorias na aprendizagem desse referido conceito? Para tanto, a pesquisa envolveu turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Quirinópolis, durante o segundo semestre de 2022. Logo, a metodologia escolhida para desenvolver o referido artigo, foi o experimento didático, o qual teve como estrutura para a análise dos dados utilizados episódios e flashes. Os resultados encontrados evidenciaram que as atividades elaboradas de maneira intencional visando ao movimento histórico do conceito de equação, para assim ser possível caminhar para o lógico, conforme tem-se posto hoje, fortalece o interesse dos indivíduos em participarem das atividades propostas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CAMARGO, M. V. S. P. Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino de Álgebra. Dissertação (Mestrado em Formação Científica Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba-PR, 130p., 2020.

LIBÂNEO, J. C. Os métodos de ensino. In: LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006, p. 149-176.

MOURA, M. O. DE; CEDRO, W. L. Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático. Revista Educativa - Revista de Educação, v. 15, n. 1, p. 25–38, 2016.

MOURA, A. R. L.; SOUSA, M. C. Lógico-histórico: uma perspectiva para o ensino de álgebra. Anais do VIII ENEM, p. 1-17, 2004.

______. O lógico-histórico da álgebra não simbólica e da álgebra simbólica: dois olhares diferentes. Zetetiké, v. 13, n. 24, 2005.

______. Dando movimento ao pensamento algébrico. Zetetiké, v. 16, n. 30, 2008.

MOURA, M. O. DE; SFORNI, M. S. F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 71-99.

OLIVEIRA, D. C. Indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica por estudantes do Clube de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 255p., 2014.

PANOSSIAN, M. L.; Manifestações do pensamento e da linguagem algébrica de estudantes: indicadores para a organização do ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 179p., 2008.

PANOSSIAN, M. L.; MORETTI, V. D.; SOUZA, F. D. Relações entre movimento histórico e lógico de um conceito, desenvolvimento do pensamento teórico e conteúdo escolar. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 125-152.

RIGON, A. J.; ASBAHR, F. S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 13-44.

ROSA, J. E. DA; MORAES, S. P. G. DE; CEDRO, W. L. A formação do pensamento teórico em uma atividade de ensino de Matemática. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 135-153.

SILVA, M. M DA. A Apropriação dos aspectos constituintes da atividade pedagógica por professores de Matemática em formação inicial. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, 307p., 2018.

SILVA, M. M. DA; CEDRO, W. L. A colaboração como elemento essencial da formação do professor que ensina Matemática: O caso do Clube de Matemática. Vidya, v. 42, n. 1, p. 97-114, 2022.

SILVESTRE, B.; SILVA, M. M. DA. A Interface entre o movimento lógico-histórico e a organização do ensino do conceito matemático de ângulos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1–24, 2019.

SOUSA, M. C. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de Matemática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v.2, n.1, p.40-68, 2018.

______. O ensino de Matemática da educação básica na perspectiva lógico-histórica. Perspectiva da Educação Matemática, v.7, n. 13, p. 60-82, 2014.

______. O ensino da álgebra numa perspectiva lógico-histórica: um estudo das elaborações correlatas de professores do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 308p., 2004.

SOUSA, M. C.; MOURA M. O. O movimento lógico-histórico em atividades de ensino de Matemática: Unidade dialética entre ensino e aprendizagem. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, v.1, n.6, p. 1-12, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2023-10-05

Comment citer

Amaral Garcia, A. L., & Da Silva, M. M. (2023). O ENSINO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS: uma história virtual alicerçada no movimento lógico-histórico. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202329. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/17846