O ENSINO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS: uma história virtual alicerçada no movimento lógico-histórico
Keywords:
Ensino de Equação, Atividade de Ensino., Clube de Matemática.Abstract
This article aims to investigate how the organization of teaching the concept of equation, based on the assumptions of the Logical-Historical movement, can enable improvements in the learning of this concept. The same context is the Mathematical Club of the State University of Goiás – Quirinópolis Headquarters. To meet the chosen objective, answers were sought for this question: how can the organization of teaching the concept of equation for the 9th grade of Elementary School, based on the assumptions of the Logical-Historical movement, make possible improvements in the learning of this concept? To answer such a question, the research involved 9th grade of Elementary School classes at a public school in Quirinópolis, during the second half of 2022. Therefore, the methodology chosen to develop the aforementioned article was the didactic experiment, which had as its structure for the analysis of the data used episodes and flashes. The results found showed that intentionally planned activities aimed at the historical movement of the concept of equation, so that it is possible to move towards logic, as it has been said today, strengthens the interest of individuals in participating in the proposed activities.
Downloads
References
CAMARGO, M. V. S. P. Contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino de Álgebra. Dissertação (Mestrado em Formação Científica Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba-PR, 130p., 2020.
LIBÂNEO, J. C. Os métodos de ensino. In: LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006, p. 149-176.
MOURA, M. O. DE; CEDRO, W. L. Possibilidades Metodológicas na Pesquisa em Educação Matemática: o experimento didático. Revista Educativa - Revista de Educação, v. 15, n. 1, p. 25–38, 2016.
MOURA, A. R. L.; SOUSA, M. C. Lógico-histórico: uma perspectiva para o ensino de álgebra. Anais do VIII ENEM, p. 1-17, 2004.
______. O lógico-histórico da álgebra não simbólica e da álgebra simbólica: dois olhares diferentes. Zetetiké, v. 13, n. 24, 2005.
______. Dando movimento ao pensamento algébrico. Zetetiké, v. 16, n. 30, 2008.
MOURA, M. O. DE; SFORNI, M. S. F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 71-99.
OLIVEIRA, D. C. Indícios de apropriação dos nexos conceituais da álgebra simbólica por estudantes do Clube de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 255p., 2014.
PANOSSIAN, M. L.; Manifestações do pensamento e da linguagem algébrica de estudantes: indicadores para a organização do ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, 179p., 2008.
PANOSSIAN, M. L.; MORETTI, V. D.; SOUZA, F. D. Relações entre movimento histórico e lógico de um conceito, desenvolvimento do pensamento teórico e conteúdo escolar. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 125-152.
RIGON, A. J.; ASBAHR, F. S. F.; MORETTI, V. D. Sobre o processo de humanização. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 13-44.
ROSA, J. E. DA; MORAES, S. P. G. DE; CEDRO, W. L. A formação do pensamento teórico em uma atividade de ensino de Matemática. In: MOURA, Manoel Oriosvaldo (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2010. p. 135-153.
SILVA, M. M DA. A Apropriação dos aspectos constituintes da atividade pedagógica por professores de Matemática em formação inicial. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia-GO, 307p., 2018.
SILVA, M. M. DA; CEDRO, W. L. A colaboração como elemento essencial da formação do professor que ensina Matemática: O caso do Clube de Matemática. Vidya, v. 42, n. 1, p. 97-114, 2022.
SILVESTRE, B.; SILVA, M. M. DA. A Interface entre o movimento lógico-histórico e a organização do ensino do conceito matemático de ângulos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1–24, 2019.
SOUSA, M. C. O movimento lógico-histórico enquanto perspectiva didática para o ensino de Matemática. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v.2, n.1, p.40-68, 2018.
______. O ensino de Matemática da educação básica na perspectiva lógico-histórica. Perspectiva da Educação Matemática, v.7, n. 13, p. 60-82, 2014.
______. O ensino da álgebra numa perspectiva lógico-histórica: um estudo das elaborações correlatas de professores do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 308p., 2004.
SOUSA, M. C.; MOURA M. O. O movimento lógico-histórico em atividades de ensino de Matemática: Unidade dialética entre ensino e aprendizagem. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades, v.1, n.6, p. 1-12, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Luiza Amaral Garcia, Maria Marta Da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.