Ensino das Formas Geométricas Planas na Educação Infantil:
Contemplando os Campos de Experiência da BNCC
Mots-clés :
Formas geométricas planas. Educação infantil. Matemática lúdica. BNCCRésumé
Este trabalho configura-se como um relato de experiência de um projeto realizado no ano de 2019 com uma turma da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió-AL. O objetivo foi apresentar às crianças de forma lúdica, algumas formas geométricas planas tais como: círculo, triângulo, quadrado e retângulo para que estas pudessem utilizá-los como subsídios nos momentos de desenhos livres proporcionados pelo espaço de referência na qual estão inseridas, e assim, começarem a perceber a presença da Matemática no nosso dia a dia. Além de contemplarmos os campos de experiência propostos pela BNCC para esta faixa etária, apoiamos nossa fundamentação teórica em autores como: Carvalho (1994), Smole, k. s.; Diniz, m. i.(2001), Polya (1978) dentre outros.
Téléchargements
Références
CARVALHO, D. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1994.
CURI, Edda. Matemática para crianças pequenas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015.
GOLDBERG, Luciane; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. O desenho infantil como escuta sensível na pesquisa com crianças: inquietude, invenção e transgressão na elaboração do mundo. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 32, n. 2, jul./dez. 2017. p. 172-179.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.