Ensino das Formas Geométricas Planas na Educação Infantil:
Contemplando os Campos de Experiência da BNCC
Palabras clave:
Formas geométricas planas. Educación Infantil. Matemáticas lúdicas. BNCCResumen
Este trabajo se configura como un relato de experiencia de un proyecto realizado en el año 2019 con una clase de Educación Infantil de un Centro Municipal de Educación Infantil (CMEI) en Maceió-AL. El objetivo era presentar a los niños de forma lúdica, algunas formas geométricas planas como: círculo, triángulo, cuadrado y rectángulo para que pudieran utilizarlas como subvenciones en los momentos de dibujos libres que les proporciona el espacio de referencia en el que se insertan, y así empezar a darnos cuenta de la presencia de las Matemáticas en nuestra vida diaria. Además de contemplar los campos de experiencia propuestos por el BNCC para este grupo de edad, apoyamos nuestro fundamento teórico en autores como: Carvalho (1994), Smole, k. s.; Diniz, m. i.(2001), Polya (1978) entre otros.
Descargas
Citas
CARVALHO, D. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1994.
CURI, Edda. Matemática para crianças pequenas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015.
GOLDBERG, Luciane; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. O desenho infantil como escuta sensível na pesquisa com crianças: inquietude, invenção e transgressão na elaboração do mundo. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 32, n. 2, jul./dez. 2017. p. 172-179.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.