Ensino das Formas Geométricas Planas na Educação Infantil:

Contemplando os Campos de Experiência da BNCC

Autores/as

Palabras clave:

Formas geométricas planas. Educación Infantil. Matemáticas lúdicas. BNCC

Resumen

Este trabajo se configura como un relato de experiencia de un proyecto realizado en el año 2019 con una clase de Educación Infantil de un Centro Municipal de Educación Infantil (CMEI) en Maceió-AL. El objetivo era presentar a los niños de forma lúdica, algunas formas geométricas planas como: círculo, triángulo, cuadrado y rectángulo para que pudieran utilizarlas como subvenciones en los momentos de dibujos libres que les proporciona el espacio de referencia en el que se insertan, y así empezar a darnos cuenta de la presencia de las Matemáticas en nuestra vida diaria. Además de contemplar los campos de experiencia propuestos por el BNCC para este grupo de edad, apoyamos nuestro fundamento teórico en autores como: Carvalho (1994), Smole, k. s.; Diniz, m. i.(2001), Polya (1978) entre otros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deborah Layanna Eloi de Almeida, UFAL

Graduanda em Pedagogia Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Está atualmente cursando o 8º Período, e em fase de elaboração do TCC com ênfase em Educação Matemática. Atuou como estagiária da SEMED como educadora de apoio infantil em um CMEI de Maceió-AL. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas na Educação Matemática (GEPTPEM), foi voluntária do PIBIC com a temática de "Práticas de Laboratório em Educação Matemática: Estudos e Elaboração de Sequências didáticas para a formação do Pedadogo", e é monitora da disciplina de Sabres e Metodologias do Ensino de Matemática II do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas. Todos os seus projetos são sob a orientação do docente Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira. 

Carloney Alves de Oliveira, UFAL

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CARVALHO, D. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1994.

CURI, Edda. Matemática para crianças pequenas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015.

GOLDBERG, Luciane; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. O desenho infantil como escuta sensível na pesquisa com crianças: inquietude, invenção e transgressão na elaboração do mundo. Rev. Humanidades, Fortaleza, v. 32, n. 2, jul./dez. 2017. p. 172-179.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Publicado

2021-08-29

Cómo citar

Almeida, D. L. E. de, & Oliveira, C. A. de . (2021). Ensino das Formas Geométricas Planas na Educação Infantil:: Contemplando os Campos de Experiência da BNCC. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202116. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12056