O uso dos jogos: tabuleiro algébrico e corrida de obstáculos, como recursos facilitadores no ensino de expressões algébricas
Mots-clés :
Matemática. Álgebra. Ludicidade. Jogos.Résumé
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o resultado de um projeto sobre a utilização de dois jogos como recurso facilitador para o ensino de expressões algébricas desenvolvido na Escola Jandira Henderson e Silva, Moju, Pará. A pesquisa procedeu-se em quatro etapas, na primeira etapa efetuou-se um ensino relativo ao conteúdo de expressões algébricas; na segunda etapa aplicou-se uma atividade avaliativa; a terceira etapa compreendeu a realização de uma nova aula e a última etapa correspondeu a reaplicação da atividade avaliativa. O jogo não tem só o poder de tornar as aulas mais dinâmicas, mas sim, ser útil para que o professor seja capaz de identificar as principais dificuldades dos seus alunos, servindo de diagnóstico de aprendizagem. A partir da análise dos gráficos pode-se inferir que houveram mudanças no nível de compreensão dos alunos concernentes ao assunto estudado. Em vista disso, aconselha-se que é sempre importante reaver as metodologias existentes e propor outras que diferenciem da didática tradicional, trazendo propostas.
Téléchargements
Références
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortês, 1994.
LINS, R.C; GIMENEZ, J. Perspectiva em aritmética e álgebra para o século XXI. Papirus Editora, Campinas: SP, 4.ed, 2001.
PIAGET, G. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Holímpio Editora, 3ª Edição, 1975, tradução: Ivete Braga.
PRAÇA, F.S.G. Metodologia da pesquisa cientifica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica Diálogos Acadêmicos, 2015, ISSN 0486-6266.
VYGOTSKY, L. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP. (1988)
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.