O LÚDICO COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Palabras clave:
PIBID, Equações do 2º grau, LudicidadeResumen
O relato é oriundo da oficina realizada pelos alunos do curso de Matemática da UNEB-Campus IX sobre supervisão do programa do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência), coordenada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Esse programa tem como propósito a promover a formação inicial e continuada dos graduandos dos cursos de Licenciatura. A oficina realizou-se em uma escola pública de Barreiras-BA, a oficina foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, Tem como propósito amenizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos no conteúdo de equação do 2º grau. Tentando desmistificar que a matemática é uma disciplina difícil, usaremos a oficina como um apoio significativo no processo de conhecimento matemático com a utilização de jogos no período de desenvolvimento do raciocínio lógico de cada aluno. Alguns autores que fundamentaram o relato foi os PCN (1998), Kishimoto (1998), Almeida (2010), Pinto (2003), Moura (1994) e Oliveira (2007), a contribuição deles foi inevitável para o desenvolvimento desse projeto.
Descargas
Citas
Atividade de soluções problemas. Disponível em: http://www.matematicadidatica.com.br/EquacaoSegundoGrauExercicios.aspx#anchor_ex6.
Atividade de equações do 2º grau. Disponível em: http://www.matematiques.com.br/conteudo.php?id=584
Baralho da equação do 2º grau: http://pibidmath.blogspot.com.br/2014/03/baralho-das-equacoes-do-2-grau.html
GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e uso de jogos na sala de aula. Campinas 2000 (tese de doutorado), 217p.
KISHIMOTO, Tizuko, Morchida. Jogo, Brincadeira e a Educação. 8 Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. A educação matemática em revista: SBEM, v3, 1994.
OLIVEIRA, Sandra Alves de. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática. Pedagoga e especialista em Matemática e Estatística, professora no Departamento de Educação de Guanambi, BA, Uneb. Endereço eletrônico: soliveira4@hotmail.com Artigo publicado na edição nº 377, jornal Mundo Jovem, junho de 2007, p. 5.
Pinto, Marly Rondan. Formação e Aprendizagem no espaço lúdico: uma abordagem interdisciplinar/Marly Rondan Pinto. São Paulo: Arte e Ciência, 2003, 128p.
Trilha das equações: http://blogprofleila.blogspot.com.br/2012/10/jogo-trilha-das-equacoes.html.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.