BINGO MATEMÁTICO COM EQUAÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU
Palabras clave:
Ensino-aprendizagem de matemática, Oficina de Bingo Matemático, Equação Polinomial de Primeiro Grau, ÁlgebraResumen
Trata-se de um relato de experiência na área de álgebra de um Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Matemática UFES. Desenvolvemos uma Oficina de Bingo Matemático para explorar os conceitos de equação polinomial de primeiro grau. A oficina foi realizada em quatro turmas de primeiro ano de ensino médio/técnico da rede pública estadual na cidade de Vitória/ES, para que pudéssemos identificar, de forma lúdica, as dificuldades dos participantes quanto ao conteúdo trabalhado em anos anteriores e sanar essas dificuldades. A realização dessa experiência nos fez entender a necessidade de se desenvolver aulas interativas como forma de aprendizagem dos conteúdos, pois os alunos ficam mais interessados em aprender. A maioria dos alunos ficou surpresa em jogar um bingo com matemática e elogiaram bastante a oficina, relatando que conseguiram entender melhor o conteúdo.
Descargas
Citas
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado Em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade De Educação, Campinas - SP, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf . Acesso em 20 ago 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Larissa Carvalho Conceição, Marilena Rebelo Coelho, Nathália da Costa Dias, Julia Schaetzle Wrobel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.