JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DOS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores/as

Palabras clave:

Educação Inclusiva. Ludicidade. Múltiplos. Divisores.

Resumen

O presente estudo tem por objetivo analisar sistematicamente a literatura sobre a utilização de jogos, em uma perspectiva inclusiva, voltado para o ensino dos critérios de divisibilidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Para a realização deste estudo, utilizamos a abordagem qualitativa e a coleta de dados pautou-se na revisão bibliográfica da literatura. Para demarcação temporal, foi utilizado como marco inicial o ano de homologação da Base Nacional Comum Curricular, isto é, 2018 até o ano de 2022. Além disso, como base de dados utilizamos os anais de eventos nacionais e internacionais ligados à Educação Matemática. Para a busca foram usados os seguintes descritores: Campo Multiplicativo, Critérios de Divisibilidade, Divisores, Educação Inclusiva, Inclusão, Jogo e Múltiplos. Como um dos nossos resultados evidenciamos que não encontramos trabalhos que abordassem todas as temáticas aqui elencadas, no entanto, destacamos cinco trabalhos que abordam Jogo e Educação Inclusiva. Além disso, ressaltamos que se faz necessário o desenvolvimento de mais estudos que abordem sobre a diversificação de metodologias e de recursos didáticos que tratam sobre Critérios de Divisibilidade em uma perspectiva inclusiva, destinados tanto à Educação Básica quanto à formação inicial e continuada de professores.

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Biografía del autor/a

Érica Santana Silveira Nery, Universidade Federal de Sergipe

Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Educação. 

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Publicado

2023-10-05

Cómo citar

Tavares, M. N., Jesus, M. N., & Nery, Érica S. S. (2023). JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DOS CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18576