GAMES IN INCLUSIVE MATHEMATICS EDUCATION IN TEACHING DIVISIBILITY RULES: A SYSTEMATIC ANALYSIS OF THE LITERATURE
Keywords:
Educação Inclusiva. Ludicidade. Múltiplos. Divisores.Abstract
The present study aims to systematically analyze the literature on the use of games, from an inclusive perspective, aimed at teaching divisibility rules in the final years of Elementary School. To carry out this study, a qualitative approach was used and data collection was based on a bibliographic review of the literature. For temporal demarcation, the year of approval of the National Common Curricular Base was used as a starting point, i.e., 2018 until 2022. Furthermore, as a database we use the annals of national and international events linked to Mathematics Education. The following descriptors were used for the search: Multiplication, Divisibility Rules, Dividers, Inclusive Education, Inclusion, game and Multiples. As one of our results, we showed that we did not find works that addressed all the themes listed here, however, we highlighted five works that address Game and Inclusive Education. Furthermore, we emphasize that it is necessary to develop more studies that address the diversification of methodologies and teaching resources that deal with Divisibility Rules from an inclusive perspective, aimed at both Basic Education and initial and continuing teacher training.
Downloads
References
ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Tradução de José Fonseca. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARRETO, D. E. S.; OLIVEIRA, M. H. P. DE. O Campo Multiplicativo e os Jogos na Educação de Jovens e Adultos. Anais… Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019. Disponível em: < https://sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php >. Acesso em: 18 jun. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em 15 de maio de 2023.
CARMO, E. T. DO. Importância dos Jogos como Metodologia da Educação Inclusiva na Escola Municipal Morro Encantado em Cavalcante Goiás. Universidade de Brasília, 2015, p.10.
COSTA, F. A. B; LEMES, J. C; CRISTOVÃO, E. M. Ensino da Matemática em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para alunos surdos: uma experiência formativa com o Jogo Tiguo. Anais… Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020. Disponível em: < http://eventos.sbem.com.br/index.php/ENEMI/ENEMI2020/paper/viewFile/1256/1355>. Acesso em: 29 jun. 2023.
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. III ENEMI - VITÓRIA (2023). Disponível em: < https://www.sbem.com.br/eventos/index.php/ENEMI/enemi2023 >. Acesso em: 20 jun. 2023.
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Disponível em: < https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/ >. Acesso em: 20 jun. 2023.
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E LUDICIDADE E ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E LUDICIDADE. Apresentação. Disponível em: < https://enelud2020.eventize.com.br/index.php?pagina=1 >. Acesso em: 20 jun. 2023.
FRANCO, T. R. R. Divisibilidade e Congruências: Aplicações no Ensino Fundamental II. Dissertação (Mestrado Profissional de Matemática em Rede). Universidade Federal de Goiás. Jataí, 2016. Disponível em: <http://bdtd.ufj.edu.br:8080/bitstream/tede/5650/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20T%C3%A2nia%20Regina%20Rodrigues%20Franco%20-%202016.pdf>. Acesso em 12 set. 2023.
GIBBS, G. Análise de Dados Qualitativos. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: 2009.
GOMES, A. P. S. et al. Desvendando Formas - Um Jogo Inclusivo para o Ensino de Matemática. Anais… Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022. Disponível em < https://even3.blob.core.windows.net/anais/482505.pdf >.Acesso em: 29 jun. 2023.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. Tradução João Paulo Monteiro. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017, p.13.
KISHIMOTO, T M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.37 e 38.
LEMES, J.C; CRISTOVÃO, E.M. Práticas inclusivas de Matemática pautadas no uso de Jogos e Materiais Manipulativos e/ou Concretos: Uma pesquisa do tipo Estado da Arte. Anais… Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020. Disponível em: < >. Acesso em: 29 jun. 2023.
LEMES, J. M; CRISTOVÃO, E. M. Conhecimentos Especializados evidenciados por futuros professores de Matemática na proposta do Jogo “Frações com dominós” para a inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez. Anais…Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2021. Disponível em: < http://www.sbembrasil.org.br/files/sipemviii.pdf >.Acesso em: 29 jun. 2023.
MURCIA, J. A. M.. Aprendizagem Através do Jogo. Tradução Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2009, p.17.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Disponível em: < http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/anais/sipem >. Acesso em: 20 jun. 2023.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed.São Paulo: Cortez, 2014.
OLIVEIRA, L. V. R. DE; SILVA, S. M. V. DA; SANTOS, J. F. L. Caminho das Operações: Uma experiência de Futuras Docentes na Criação do Jogo na Perspectiva Inclusiva. Anais… Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020. Disponível em <http://eventos.sbem.com.br/index.php/ENEMI/ENEMI2020/paper/viewFile/1367/1301 >.Acesso em: 29 jun. 2023.
RODRIGUES, C. K. et al. Educação inclusiva na perspectiva da Educação Matemática e da Tecnologia. Revista Fluminense de Extensão Universitária. p. 19-20, jan./dez. 2013. Disponível em: Acesso em: 10 set. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Nubia Tavares, Maria Nayane Jesus, Érica Santana Silveira Nery
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.