INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
INCLUSION OF STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN MATHEMATICS TEACHING
Palabras clave:
Inclusão., Ensino de Matemática., Transtorno do Espectro Autista.Resumen
O objetivo delimitado nesta pesquisa foi identificar as estratégias educacionais utilizadas para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino da Matemática na Escola Municipal Professora Maria Ivete, no Município de Jaguarari-Ba. Nesse sentido, foi utilizado questionário, com questões abertas e de múltiplas escolhas, para professores, tratados mediante análise de conteúdo e abordadas qualitativamente. Os resultados provenientes dessa imersão revelaram desafios, necessidade de considerar as singularidades, estratégias didáticas e lacunas a serem supridas para que se alcance uma eficaz inclusão dessas crianças e jovens no ensino da Matemática. Gritos, choros, ansiedade, estresse, irritação, nervosismo e desobediências foram alguns dos comportamentos associados aos autistas em sala de aula. Foi unânime, por parte dos respondentes, utilizar materiais concretos para o ensino da Matemática, sem utilização de abstrações. O compromisso com políticas públicas, colaboração mútua entre professores, cuidadores, família, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, especialistas em geral, ambientes adaptados, com salas sensoriais e materiais manipulativos, certamente contribuem para as estratégias e, consequentemente, para os resultados pertinentes à inclusão escolar. Esse estudo é convergente com pesquisas do campo educacional, principalmente na Educação Matemática e Inclusiva, trazendo contribuições da práxis docente e de outros envolvidos nesse cuidado.
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