“Essa é a mistura da Literatura com a Matemática”: o uso do livro infantil para abordar conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I
Palabras clave:
Numeramento, Jogos Analógicos, Literatura, LudicidadeResumen
O presente relato de experiência ocorre em uma escola municipal do Rio de Janeiro, onde as demandas de letramento matemático se faziam necessárias. Com isso foi proposto aos alunos de uma turma dos Anos Iniciais, uma sequência didática que abordasse não só os conceitos matemáticos para o 2º ano, mas também, que envolvesse a turma de forma ativa. Com isso, o livro: “Cesta de Dona Maricota”, foi o fio condutor para atividades relacionadas à contagem de números naturais, o cálculo de pesos e medidas e a criação de uma trilha que envolvesse os números. Desta forma, foi utilizada uma metodologia de sequência didática voltada para ludicidade, onde os alunos poderiam experienciar os conceitos trabalhados. Com isso obtivemos uma maior compreensão dos conceitos, antes abstratos para os alunos agora com uma sistematização efetiva, alcançando não só os objetivos propostos, como fomentando outras hipóteses por parte dos educandos.
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