“Essa é a mistura da Literatura com a Matemática”: o uso do livro infantil para abordar conceitos matemáticos no Ensino Fundamental I
Keywords:
Numeramento, Jogos Analógicos, Literatura, LudicidadeAbstract
The present experience report takes place in a municipal school in Rio de Janeiro, where the demands of mathematical literacy were necessary. With this was proposed to the students of a class of the Early Years, a didactic sequence that addressed not only the mathematical concepts for the 2nd year, but also, that involved the class in an active way. With this, the book: "Basket of Dona Maricota", was the guiding thread for activities related to the counting of natural numbers, the calculation of weights and measures and the creation of a trail that involved the numbers. In this way, a didactic sequence methodology focused on playfulness was used, where students could experience the concepts worked. With this we obtained a greater understanding of the concepts, before abstract for the students and now with an effective systematization, achieving not only the proposed objectives, but also fostering other hypotheses on the part of the students.
Downloads
References
BELINKY, Tatiana. A cesta da Dona Maricota. 14ª ed. – São Paulo: Paulinas, 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 10 de julho 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Matemática. Ensino Fundamental. Vol. 1 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12640:parametros-curriculares-nacionais-1o-a-4o-series. Acesso em 10 de julho 2023.
D’AMBROSIO. Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.
D’AMBROSIO. Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf. Acesso em 21 de jul. 2020
FONSECA, M. C. F. R. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. (Orgs.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 47-60.
KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP; Mercado de Letras, 1995.
MACEDO, Lino. et al. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artmed, 2007.
MACEDO, Roberto; SÁ, Sílvia. Etnocurrículo Etnoaprendiagens: A educação referenciada na cultura. São Paulo. Edições Loyola. 2015.
MENDES, J. R. Matemática e práticas sociais: uma discussão na perspectiva do numeramento. In MENDES, Jackeline Rodrigues; GRANDO, Regina Célia (orgs.). Múltiplos olhares: Matemática e produção de conhecimento. São Paulo: Musa, 2007, p.11- 29.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência. Rio de Janeiro, Guanabara, 1987.
RIO DE JANEIRO. Currículo de Matemática da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/10884557/4268552/MATEMATICA. pdf. Acesso em junho 2023.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: Metodologia Lúdico-Vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. Petrópolis, Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Luciana Jesus de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.