Ludicidade e Educação Matemática nos jogos africanos: um olhar para os valores civilizatórios afro-brasileiros
a look at Afro-Brazilian Civilizing Values
Palabras clave:
Educação Matemática. Ludicidade. Mancala. Valores Civilizatórios Afro-brasileiros.Resumen
Neste trabalho de cunho teórico, que é parte de uma pesquisa maior em desenvolvimento, objetivamos tecer algumas reflexões sobre a ludicidade enquanto valor civilizatório afro-brasileiro e como esse aspecto se coaduna nas pesquisas sobre o uso de jogos africanos na Educação Matemática, sobretudo os da família Mancala. Nesse sentido, o presente trabalho é de natureza bibliográfica e utilizamos da pesquisa qualitativa para estabelecermos nossas análises com vistas a atingirmos o objetivo. Partimos da necessidade de implementação da lei 10.639/2003 na Educação Matemática, tal lei obriga o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Nessa esteira, notamos por meio da literatura de pesquisa que a proposta de efetivação da lei através da utilização de jogos africanos no ensino de matemática é uma tendência, sobretudo os da família Mancala. Entendemos que os jogos africanos se alinham na perspectiva da ludicidade enquanto valor civilizatório afro-brasileiro, tal qual definido por Trindade (2013); ou seja, notamos que, de fato, como as pesquisas da área vêm apontando, os jogos africanos têm um grande potencial para a educação em relações raciais na Educação Matemática, dado que as pesquisas indicam a obtenção de resultados satisfatórios no que diz respeito ao aprendizado de matemática por meio dos jogos da família Mancala e sobretudo a valorização da cultura e história africana e afro-brasileira.
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