O uso dos jogos didáticos na aprendizagem de cálculos matemáticos para o 6º Ano – Um estudo de caso.

Autores/as

  • VANIA MARCIA DA LAURENTINO FAVENI - Faculdade de Venda Nova do Imigrante

Palabras clave:

Pandemia. Aulas remotas. Ensino de matemática.

Resumen

Esse trabalho trata-se de um relato de experiência do uso de jogos didáticos como base metodológica para a aprendizagem das quatro operações básicas da matemática, ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão. A tecnologia, a criatividade, e o protagonismo foram a base do desenvolvimento dessa experiência que teve como estímulo o período de confinamento a partir da pandemia de Covid-19 no ano de 2020. Observadas as dificuldades de aprendizagem de cálculos a partir do domínio das quatro operações básicas da matemática e a novidade que estava sendo, o ensino remoto, os alunos foram estimulados a pesquisar e confeccionar jogos matemáticos que desenvolvessem o aprendizado das quatro operações básica. Foi observado um interesse acerca do uso de jogos na matemática e uma aprendizagem mais efetiva pois era diferente do uso isolado das contas armadas no caderno e posterior correção no quadro. O uso de jogos didáticos no ensino da matemática representa importante metodologia de aprendizagem, especialmente no formato das aulas remotas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

STAREPRAVO, Ana Ruth.; et all. Autorregulação e situação problema no jogo: estratégias para ensinar multiplicação. 2015.

GRIS, Gabriele; DE SOUZA, Silvia Regina e DOS SANTOS CARMO, João. Efeitos de um dominó digital adaptado sobre resolução de problemas de adição. CES Psicol [online]. 2018, vol.11, n.2, pp.111-127. ISSN 2011-3080. https://doi.org/10.21615/cesp.11.2.10.

BAUMGARTEL, Priscila. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação matemática. Curitiba-PR, Nov. 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_priscila_baumgartel.pdf

Publicado

2021-08-29

Cómo citar

LAURENTINO, V. M. D. (2021). O uso dos jogos didáticos na aprendizagem de cálculos matemáticos para o 6º Ano – Um estudo de caso. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202120. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12028