O uso dos jogos didáticos na aprendizagem de cálculos matemáticos para o 6º Ano – Um estudo de caso.
Palabras clave:
Pandemia. Aulas remotas. Ensino de matemática.Resumen
Esse trabalho trata-se de um relato de experiência do uso de jogos didáticos como base metodológica para a aprendizagem das quatro operações básicas da matemática, ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão. A tecnologia, a criatividade, e o protagonismo foram a base do desenvolvimento dessa experiência que teve como estímulo o período de confinamento a partir da pandemia de Covid-19 no ano de 2020. Observadas as dificuldades de aprendizagem de cálculos a partir do domínio das quatro operações básicas da matemática e a novidade que estava sendo, o ensino remoto, os alunos foram estimulados a pesquisar e confeccionar jogos matemáticos que desenvolvessem o aprendizado das quatro operações básica. Foi observado um interesse acerca do uso de jogos na matemática e uma aprendizagem mais efetiva pois era diferente do uso isolado das contas armadas no caderno e posterior correção no quadro. O uso de jogos didáticos no ensino da matemática representa importante metodologia de aprendizagem, especialmente no formato das aulas remotas.
Descargas
Citas
STAREPRAVO, Ana Ruth.; et all. Autorregulação e situação problema no jogo: estratégias para ensinar multiplicação. 2015.
GRIS, Gabriele; DE SOUZA, Silvia Regina e DOS SANTOS CARMO, João. Efeitos de um dominó digital adaptado sobre resolução de problemas de adição. CES Psicol [online]. 2018, vol.11, n.2, pp.111-127. ISSN 2011-3080. https://doi.org/10.21615/cesp.11.2.10.
BAUMGARTEL, Priscila. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação matemática. Curitiba-PR, Nov. 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_priscila_baumgartel.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.