ENSINO E APRENDIZAGEM COM PERCURSOS LÚDICOS: ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E TERCEIRA IDADE EM PROCESSOS DE TEORIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Jefferson Correia da Conceição Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET - Campus II.Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S. http://orcid.org/0000-0002-8898-1303

Palabras clave:

Ensino. Aprendizagem. Matemática. Terceira Idade.

Resumen

Este trabalho apresenta algumas considerações vivenciadas com pessoas da Terceira Idade, mediante projeto de extensão universitária, que articula fundamentos da Matemática em Geometria, com as Artes Visuais. As ações desenvolvidas têm como objetivo dialogar coletivamente com docentes, estudantes da Terceira Idade e graduandos da Licenciatura em Matemática, acerca de alguns conceitos matemáticos - geométricos para que possam realizar trabalhos práticos com as Artes Visuais e propiciar uma infinidade de percepções matemáticas de modo diferenciado. As ações são realizadas por meio dos encontros semanais nos espaços pedagógicos que denominamos laboratórios ou oficinas de expressão plástica - ateliês, por meio de exposições teóricas participadas e dialogadas, objetivando a efetivação das ações previstas, sempre com a discussão prévia de alguns conceitos e axiomas, conforme proposto para cada encontro. Os resultados evidenciam total participação dos envolvidos, por meio de diversas conjecturas conceituais. As (re) elaborações de conhecimentos têm ocorrido de forma lúdica, participativa e envolvente permitindo-nos dialogar e compreender muito mais alguns conceitos matemáticos. A avaliação inicial aponta que as ações pedagógicas empreendidas, possibilitam uma compreensão mais abrangente da temática e da práxis docente, ao colaborar no processo formativo dos estudantes de Licenciatura em Matemática, uma vez que, inevitavelmente, poderão estar envolvidos em distintas ações pedagógicas com públicos variados, no seu campo de trabalho.  Desse modo, por intermédio dessa prática pedagógica amparada pela ludicidade, as atividades se tornam ativas, interessantes e prazerosas, o que nos permite evidenciar realizações que ressaltam alguns benefícios proporcionados aos envolvidos, por intermédio das citadas atividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jefferson Correia da Conceição, Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET - Campus II.Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S.

Possui graduação em Licenciatura Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (1987), Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO -1996), Especialista em Artes (SEC - IAT - BA - 1998). mestrado em Ciências da Educação - Universidad Autônoma de Asuncion - UAA (2007) e doutorado em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC (2010), curso reconhecido pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordena projeto extensionista - Geometria e Artes Visuais: uma possibilidade lúdica para pessoas da terceira idade - UATI - Campus II. Docente Aposentado do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste Baiano e Litoral Norte - CETEP/LNAB; Atuações - Faculdade Santíssimo Sacramento - F.SS.S; Universidade do Estado da Bahia - UNEB - DCET - CAMPUS II. Áreas de atuação: Artes Visuais, Desenho Geométrico, Desenho Técnico, Geometria Descritiva, Ludicidade e Educação, Artes e Educação, Artes e Cultura Popular, História da Arte. Atuação Ensino Superior: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bacharelado em Engenharia de Produção, Pós - graduações. Ensino Médio/Cursos Técnicos - Edificações, Informática, Enfermagem, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho

Citas

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 2016.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 4 ed. São Paulo: Editora Moraes, 2015.

PINTO, Marly Rondan. Formação e Aprendizagem no espaço lúdico: uma abordagem interdisciplinar/Marly Rondan Pinto. São Paulo: Arte e Ciência, 2015, 148p.

SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.

ZALESKI FILHO. Dirceu. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

Publicado

2021-08-29

Cómo citar

da Conceição, J. C. (2021). ENSINO E APRENDIZAGEM COM PERCURSOS LÚDICOS: ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E TERCEIRA IDADE EM PROCESSOS DE TEORIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202101. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/11957