ENSINO E APRENDIZAGEM COM PERCURSOS LÚDICOS: ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E TERCEIRA IDADE EM PROCESSOS DE TEORIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palabras clave:
Ensino. Aprendizagem. Matemática. Terceira Idade.Resumen
Este trabalho apresenta algumas considerações vivenciadas com pessoas da Terceira Idade, mediante projeto de extensão universitária, que articula fundamentos da Matemática em Geometria, com as Artes Visuais. As ações desenvolvidas têm como objetivo dialogar coletivamente com docentes, estudantes da Terceira Idade e graduandos da Licenciatura em Matemática, acerca de alguns conceitos matemáticos - geométricos para que possam realizar trabalhos práticos com as Artes Visuais e propiciar uma infinidade de percepções matemáticas de modo diferenciado. As ações são realizadas por meio dos encontros semanais nos espaços pedagógicos que denominamos laboratórios ou oficinas de expressão plástica - ateliês, por meio de exposições teóricas participadas e dialogadas, objetivando a efetivação das ações previstas, sempre com a discussão prévia de alguns conceitos e axiomas, conforme proposto para cada encontro. Os resultados evidenciam total participação dos envolvidos, por meio de diversas conjecturas conceituais. As (re) elaborações de conhecimentos têm ocorrido de forma lúdica, participativa e envolvente permitindo-nos dialogar e compreender muito mais alguns conceitos matemáticos. A avaliação inicial aponta que as ações pedagógicas empreendidas, possibilitam uma compreensão mais abrangente da temática e da práxis docente, ao colaborar no processo formativo dos estudantes de Licenciatura em Matemática, uma vez que, inevitavelmente, poderão estar envolvidos em distintas ações pedagógicas com públicos variados, no seu campo de trabalho. Desse modo, por intermédio dessa prática pedagógica amparada pela ludicidade, as atividades se tornam ativas, interessantes e prazerosas, o que nos permite evidenciar realizações que ressaltam alguns benefícios proporcionados aos envolvidos, por intermédio das citadas atividades.
Descargas
Citas
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 2016.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 4 ed. São Paulo: Editora Moraes, 2015.
PINTO, Marly Rondan. Formação e Aprendizagem no espaço lúdico: uma abordagem interdisciplinar/Marly Rondan Pinto. São Paulo: Arte e Ciência, 2015, 148p.
SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
ZALESKI FILHO. Dirceu. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.