Learning Workshops: Teacher Training in the Production of Potentially Significant Learning Objects
Keywords:
Basic education. University education. Initial and Continuing Teacher Training. Potentially Significant Learning Objects.Abstract
The excerpt we present is the result of workshops being carried out by members of the project entitled “Production and Sharing of Potentially Significant Digital Teaching and Learning Objects with Basic Education and Higher Education”, which aims to investigate the perceptions of teachers and students regarding teaching and learning processes, based on the production and sharing of didactic-pedagogical materials as Potentially Significant Digital Teaching and Learning Objects. In this sense, the project is based on an action research methodology and is being developed with teachers in initial training, from the Federal University of Santa Maria and Basic Education teachers from the municipal network of São Gabriel-RS. In view of this, the results regarding the reports of undergraduate students highlight the importance of working on playfulness in their training, empowering them to learn their teaching knowledge.
Downloads
References
AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto; FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In: TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach et al (Org.). Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Evangraf: Porto Alegre, 2014.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília (DF): Liber Livro, 2004.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo, SP : Cortez, 2013.
DINELLO, Raimundo. Expresion ludico creativa. 6 ed. Montevideo, Nuevos Horizontes: 2002.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCUSCHI, E., SOARES, E.A.L. (org.). Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Editora Universitária UFPE, 1997.
MATURANA, Humberto R. VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar : fundamentos esquecidos do humano. tradução de Humberto Mariotti e Lia Diskin. 3. ed. São Paulo, SP: Palas Athena, 2011.
MENDES, Enicéia G.; VILARONGA, Carla A. R.; ZERBATO, Ana P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos/SP: EduFSCar, 2018.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (org). Currículo: Questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da Professoralidade: Um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
THIOLLENT, Michel. A inserção da pesquisa-ação no contexto da extensão universitária. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Orgs.). Pesquisa participante: o saber da partilha. 2. ed. Aparecida, SP: Ideias Et. Letras, 2006.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, USP/Faculdade de Educação, v.31, n.3, p.443-466, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 30 ago. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Joceane Santos Dornelles, Tânia Micheline Miorando, João Ygor Cardoso Dias, Adriano Edo Neuenfeldt, Paulo Henrique Vieira de Macedo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.