Oficinas do Aprender: a Formação de Professores na Produção de Objetos de Aprendizagem Potencialmente Significativos

Autores

  • Joceane Santos Dornelles Universidade Federal de Santa Maria
  • Tânia Micheline Miorando
  • João Ygor Cardoso Dias
  • Adriano Edo Neuenfeldt
  • Paulo Henrique Vieira de Macedo

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino Superior. Formação Inicial e Continuada de Professores. Objetos de Aprendizagem Potencialmente Significativos.

Resumo

O recorte que apresentamos é resultante de oficinas que estão sendo realizadas por integrantes do projeto intitulado “Produção e Compartilhamento de Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos com a Educação Básica e Ensino Superior”, que tem como objetivo investigar as percepções de professores e estudantes quanto aos processos de ensino e de aprendizagem, a partir da produção e compartilhamento de materiais didático-pedagógicos como Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem Potencialmente Significativos. Nesse sentido, o projeto está pautado em uma metodologia de pesquisa-ação e está sendo desenvolvido com docentes em formação inicial, da Universidade Federal de Santa Maria e professores/as da Educação Básica da rede municipal de São Gabriel-RS. Diante disso, os resultados referentes aos relatos dos licenciandos/as ressaltam a importância de trabalhar a ludicidade na sua formação, potencializando-os/as na aprendizagem de seus saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto; FLÔRES, Maria Lucia Pozzatti. Objetos de aprendizagem: conceitos básicos. In: TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach et al (Org.). Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Evangraf: Porto Alegre, 2014.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília (DF): Liber Livro, 2004.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Tradução de Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo, SP : Cortez, 2013.

DINELLO, Raimundo. Expresion ludico creativa. 6 ed. Montevideo, Nuevos Horizontes: 2002.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth (orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCUSCHI, E., SOARES, E.A.L. (org.). Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Editora Universitária UFPE, 1997.

MATURANA, Humberto R. VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar : fundamentos esquecidos do humano. tradução de Humberto Mariotti e Lia Diskin. 3. ed. São Paulo, SP: Palas Athena, 2011.

MENDES, Enicéia G.; VILARONGA, Carla A. R.; ZERBATO, Ana P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos/SP: EduFSCar, 2018.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (org). Currículo: Questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da Professoralidade: Um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.

THIOLLENT, Michel. A inserção da pesquisa-ação no contexto da extensão universitária. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Orgs.). Pesquisa participante: o saber da partilha. 2. ed. Aparecida, SP: Ideias Et. Letras, 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, USP/Faculdade de Educação, v.31, n.3, p.443-466, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 30 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Santos Dornelles, J., Micheline Miorando, T., Cardoso Dias, J. Y., Edo Neuenfeldt, A., & Vieira de Macedo, P. H. (2023). Oficinas do Aprender: a Formação de Professores na Produção de Objetos de Aprendizagem Potencialmente Significativos. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202303. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18602