O ENSINO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO EM UMA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS FINAIS: uma história virtual alicerçada no movimento lógico-histórico
Palavras-chave:
Ensino de Equação, Atividade de Ensino., Clube de Matemática.Resumo
Este artigo possui como objetivo investigar como a organização do ensino do conceito de equação, alicerçada nos pressupostos do movimento Lógico-Histórico, pode possibilitar melhorias na aprendizagem desse conceito. O mesmo tem como contexto o Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás – Sede Quirinópolis. Para ir ao encontro do objetivo eleito, buscaram-se respostas para tal questionamento: como a organização do ensino do conceito de equação para a 9ª Ano do Ensino Fundamental, alicerçada nos pressupostos do movimento Lógico -Histórico pode possibilitar melhorias na aprendizagem desse referido conceito? Para tanto, a pesquisa envolveu turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Quirinópolis, durante o segundo semestre de 2022. Logo, a metodologia escolhida para desenvolver o referido artigo, foi o experimento didático, o qual teve como estrutura para a análise dos dados utilizados episódios e flashes. Os resultados encontrados evidenciaram que as atividades elaboradas de maneira intencional visando ao movimento histórico do conceito de equação, para assim ser possível caminhar para o lógico, conforme tem-se posto hoje, fortalece o interesse dos indivíduos em participarem das atividades propostas.
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