O uso dos jogos didáticos na aprendizagem de cálculos matemáticos para o 6º Ano – Um estudo de caso.

Autores

  • VANIA MARCIA DA LAURENTINO FAVENI - Faculdade de Venda Nova do Imigrante

Palavras-chave:

Pandemia. Aulas remotas. Ensino de matemática.

Resumo

Esse trabalho trata-se de um relato de experiência do uso de jogos didáticos como base metodológica para a aprendizagem das quatro operações básicas da matemática, ou seja, adição, subtração, multiplicação e divisão. A tecnologia, a criatividade, e o protagonismo foram a base do desenvolvimento dessa experiência que teve como estímulo o período de confinamento a partir da pandemia de Covid-19 no ano de 2020. Observadas as dificuldades de aprendizagem de cálculos a partir do domínio das quatro operações básicas da matemática e a novidade que estava sendo, o ensino remoto, os alunos foram estimulados a pesquisar e confeccionar jogos matemáticos que desenvolvessem o aprendizado das quatro operações básica. Foi observado um interesse acerca do uso de jogos na matemática e uma aprendizagem mais efetiva pois era diferente do uso isolado das contas armadas no caderno e posterior correção no quadro. O uso de jogos didáticos no ensino da matemática representa importante metodologia de aprendizagem, especialmente no formato das aulas remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

STAREPRAVO, Ana Ruth.; et all. Autorregulação e situação problema no jogo: estratégias para ensinar multiplicação. 2015.

GRIS, Gabriele; DE SOUZA, Silvia Regina e DOS SANTOS CARMO, João. Efeitos de um dominó digital adaptado sobre resolução de problemas de adição. CES Psicol [online]. 2018, vol.11, n.2, pp.111-127. ISSN 2011-3080. https://doi.org/10.21615/cesp.11.2.10.

BAUMGARTEL, Priscila. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação matemática. Curitiba-PR, Nov. 2016. Disponível em: http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd2_priscila_baumgartel.pdf

Publicado

2021-08-29

Como Citar

LAURENTINO, V. M. D. (2021). O uso dos jogos didáticos na aprendizagem de cálculos matemáticos para o 6º Ano – Um estudo de caso. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202120. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12028