INTERCULTURALIDADE E MULTICULTURALISMO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Maria de Fátima Bela Pina UNEB DTCS – Campus III – Juazeiro/BA.

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11522883

Palavras-chave:

Interculturalidade, Inclusão, Formação Docente, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho visa discorrer sobre a importância da interculturalidade e o multiculturalismo no contexto da educação inclusiva, através da minha vivência e experiência como professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola municipal de Ibipitanga/BA. Tem como principal foco, refletir sobre a construção de uma perspectiva intercultural, capaz de mobilizar práticas educativas inovadoras, que visa uma educação democrática, justa e inclusiva, propondo repensar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e sua contribuição para o desenvolvimento de práticas interculturais na construção de uma aprendizagem significativa dos alunos com deficiência matriculados nas escolas do município supracitado.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Bela Pina, UNEB DTCS – Campus III – Juazeiro/BA.

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Norte do Paraná
(UNOPAR), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade São Salvador. Mestranda em
Ecologia Humana e Gestão socioambiental PPGECOH (UNEB). DTCS – Campus III – Juazeiro/BA.

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Publicado

30-12-2022

Como Citar

BELA PINA, M. de F. INTERCULTURALIDADE E MULTICULTURALISMO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Ecologias Humanas, [S. l.], v. 8, n. 9, p. 119–134, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.11522883. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ecohum/article/view/20387. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos