Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto obedece as orientações disponibilizadas no Template da Revista
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Antes de submeter o seu trabalho, que passará por avaliação de no mínimo dois avaliadores (forma Blind Review). Certifique-se de que o manuscrito atende os requisitos que constem nestas diretrizes aos autores.

Durante o processo de submissão no OJS, nas informações sobre os autores, é obrigatório preencher todos os dados, incluindo informar a titulação de cada autor e o número ORCID:

  • O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente no endereço:  https://orcid.org/register.
  • Para utilizar o ORCID você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID, e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://", no seu cadastro, logo após o e-mail (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Veja aqui o tutorial para cadastro: https://orcid.org/register

MODELOS DE TEMPLATE PARA SUBMISSÃO

Modelo de artigo em formato docx

 

Os artigos submetidos devem cumprir os seguintes critérios:

O(s) autor(es) devem atentar-se para as seguintes orientações:

  1. Título: contendo até 15 palavras, o título deve informar o leitor sobre o objetivo do artigo. Fonte Arial, tamanho 14, negrito, Centralizado. Apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser grafada com maiúscula. Em seguida, deverão ser inseridos outros dois títulos em idiomas diferentes com tamanho 12, itáilco. Apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser grafada com maiúscula.
  2. O número de autores é limitado à 5 pessoas.
  3. Nome(s) do(s) autor(es): Completo, por extenso, tamanho 12 e alinhada à esquerda. O sobrenome deve ser apresentado em letras maiúsculas e o restante apenas com a primeira letra do nome maiúscula. Deve-se inserir abaixo do nome a afiliação, mais abaixo o email e logo abaixo o ORCID (conforme template), em fonte arial e tamanho 10 para os nomes e 9 para as outras informações. Artigos com mais de um autor devem seguir a mesma regra num novo parágrafo. Os nomes dos autores deverão constar apenas na versão final do artigo, já que a verão de avaliação deve seguir sem os nomes dos autores, que deverão ser cadastrados apenas no sistema. Salienta-se ainda não ser possível a inclusão de autores diferentes daqueles cadastrados no sistema de submissão após a aprovação do artigo.
    • Observação: Os dados do item 3 não deverão ser inseridas no arquivo do artigo submetido, garantindo assim a avaliação sem identificação do autor.
  4. Resumo: parágrafo único, iniciado com: RESUMO, com no máximo 250 palavras, em espaço simples. Fonte Arial, tamanho 10, justificado, texto corrido sem parágrafos, três espaços simples após a identificação dos autores. Contendo objetivos, metodologia e resultados.
  5. Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco), não constantes no Título. Situadas um espaço simples abaixo do resumo. Fonte Arial, tamanho 10, separadas por vírgulas, alinhadas à esquerda. O nome palavras-chave deve estar em negrito. Repetir a mesma regra com as versões dos resumos em inglês e espanhol
  6. Introdução: contextualização e apresentação da relevância do artigo, inclusive através de revisão de literatura.
  7. Metodologia: exposição de informações necessárias e suficientes que possibilitem a repetição do trabalho por outros pesquisadores;
  8. Resultados e Discussão: apresentação concisa dos dados obtidos. Quadros ou figuras devem ser preparados sem dados supérfluos. Nesta seção, os resultados devem ser analisados e discutidos a partir de fundamentação na literatura;
  9. Considerações Finais: exposição das considerações finais, sem explicações adicionais, a partir da retomada dos objetivos da pesquisa;
  10. Agradecimentos: facultativos;
  11. Referências: As referências devem estar de acordo com as Normas ABNT. URLs para as referências devem ser informadas quando possível;
  12. Além dos itens anteriores, os autores poderão propor outros títulos e subtítulos no texto
  13. Notas de rodapé: não devem ser utilizadas notas de rodapé.

Artigos

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