Território, Identidade e Fortalecimento Comunitário:
a Experiência do Protocolo de Consulta do Território Quilombola Brejão dos Negros
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12570330Parole chiave:
Protocolo de Consulta; Quilombo Brejão dos Negros; Educação PopularAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões entorno do processo de construção do Protocolo de Consulta Livre, Prévia e Informada no Território Quilombola de Brejão dos Negros, localizado na cidade de Brejo Grande em Sergipe. Faço isso por meio de um relato da experiência vivenciada como pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação de Geografia na UFS e a partir da perspectiva da educação popular, na qual se valoriza não apenas o resultado final – o documento em si – mas também todo o processo coletivo que o trabalho de base possibilita gerando trocas de saberes entre quilombolas e destes com os facilitadores e no qual o propósito é a transformação desta sociedade injusta e desigual.
Downloads
Riferimenti bibliografici
FREIRE, Paulo. Como trabalhar com o povo. 1982. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/bf397b01-92aa-4e39-bf7d-59ce10b2b111/content
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 189 p.
HOOKS, bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. 283 p.
NETO, Joaquim Shiraishi (Org.). Direito dos povos e das comunidades tradicionais no Brasil: declarações, convenções internacionais e dispositivos jurídicos definidores de uma política nacional. Manaus: UEA, 2007.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção n°169 sobre povos indígenas e tribais e resolução referente ação OIT. 5. ed. Brasília, 2011. p.12-44. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao_169_OIT.pdf> Acesso em: 30.set.2023
PROTOCOLO DE CONSULTA DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA BREJÃO DOS NEGROS. Realização Território Quilombola Brejão dos Negros: Comunidades Resina, Comunidade Santa Cruz, Comunidade Brejão dos Negros, Comunidade Carapitanga e Comunidades Brejo Grande. Brejo Grande, 2023.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista Ecologias Humanas
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.