Território, Identidade e Fortalecimento Comunitário:
a Experiência do Protocolo de Consulta do Território Quilombola Brejão dos Negros
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12570330Palabras clave:
Protocolo de Consulta; Quilombo Brejão dos Negros; Educação PopularResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões entorno do processo de construção do Protocolo de Consulta Livre, Prévia e Informada no Território Quilombola de Brejão dos Negros, localizado na cidade de Brejo Grande em Sergipe. Faço isso por meio de um relato da experiência vivenciada como pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação de Geografia na UFS e a partir da perspectiva da educação popular, na qual se valoriza não apenas o resultado final – o documento em si – mas também todo o processo coletivo que o trabalho de base possibilita gerando trocas de saberes entre quilombolas e destes com os facilitadores e no qual o propósito é a transformação desta sociedade injusta e desigual.
Descargas
Citas
FREIRE, Paulo. Como trabalhar com o povo. 1982. Disponível em: https://acervoapi.paulofreire.org/server/api/core/bitstreams/bf397b01-92aa-4e39-bf7d-59ce10b2b111/content
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 189 p.
HOOKS, bell. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. 283 p.
NETO, Joaquim Shiraishi (Org.). Direito dos povos e das comunidades tradicionais no Brasil: declarações, convenções internacionais e dispositivos jurídicos definidores de uma política nacional. Manaus: UEA, 2007.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção n°169 sobre povos indígenas e tribais e resolução referente ação OIT. 5. ed. Brasília, 2011. p.12-44. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao_169_OIT.pdf> Acesso em: 30.set.2023
PROTOCOLO DE CONSULTA DO TERRITÓRIO QUILOMBOLA BREJÃO DOS NEGROS. Realização Território Quilombola Brejão dos Negros: Comunidades Resina, Comunidade Santa Cruz, Comunidade Brejão dos Negros, Comunidade Carapitanga e Comunidades Brejo Grande. Brejo Grande, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ecologias Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.