Explorando Potencialidades e Limitações de Inteligências Artificiais Generativas no Desenvolvimento de jogos
usando Chatgpt e Midjourney para construir um jogo 2D
DOI :
https://doi.org/10.52579/diapi.vol4.i.a19457Mots-clés :
Inteligência Artificial Generativa, Desenvolvimento de Jogos, ChatGPT, MidjourneyRésumé
Recentemente, a área de Inteligência Artificial (IA) testemunhou notáveis avanços, exemplificados pelas ferramentas como ChatGPT e MidJourney, que empregam o processamento de linguagem natural para compreender e responder a consultas de usuários. Essas IAs são classificadas como Inteligências Artificiais Generativas (Generative AI ou GenAI) e têm um vasto potencial educacional, podendo ser aplicadas em diversos setores, como no desenvolvimento de jogos e na formação de novos desenvolvedores. Nesta pesquisa, concentra-se o interesse em explorar como as recentes IA Generativas podem contribuir para várias facetas do desenvolvimento de jogos, uma área em crescimento constante impulsionada pela popularização dos videogames e dispositivos móveis.
Téléchargements
Références
Openai. ChatGPT. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em 04 de Novembro de 2023.
Midjourney. Midjourney. Disponível em: https://www.midjourney.com/. Acesso em 04 de Novembro de 2023.
French, Fiona; LEVI, David; MACZO, Csaba; SIMONAITYTE, Aiste; TRIANTAFYLLIDIS, Stefanos; VARDA, Gergo. Creative Use of OpenAI in Education: Case Studies from Game Development. Multimodal Technol. Interact. 2023, 7, 81. https://doi.org/10.3390/mti7080081
Beckwith, Michael. ChatGPT Can Be Used for AI Generated NPC Dialogue and Voices in New Skyrim Mod. Metro (Blog). 28 de Abril de 2023. Disponível em: https://metro.co.uk/2023/04/28/chatgpt-can-be-used-for-ai-generated-npc-dialogue-in-new-skyrim-mod-18690766/. Acesso em 12 de Outubro de 2023.
Surameery, Nigar M.S.; SHAKOR, Mohammed Y. Use ChatGPT to Solve Programming Bugs. Int. J. Inf. Technol. Comput. Eng. 2022, 3, 17–22. https://doi.org/10.55529/ijitc.31.17.22
Guana, Victor; STROULIA, Eleni; NGUYEN, Vina. "Building a Game Engine: A Tale of Modern Model-Driven Engineering," 2015 IEEE/ACM 4th International Workshop on Games and Software Engineering, Florence, Italy, 2015, pp. 15-21, doi: 10.1109/GAS.2015.11
Nuclino. Video Game Development Process: How successful games are made, from start to finish. Disponível em: https://www.nuclino.com/articles/video-game-development-process/. Acesso em 12 de Outubro de 2023.
Freecodecamp. What Is Game Development? 28 de Dezembro de 2019. Disponível em: https://www.freecodecamp.org/news/what-is-game-development/. Acesso em 12 de Outubro de 2023.
Zenva. What is Unity? – A Top Game Engine for Video Games. Disponível em: https://gamedevacademy.org/what-is-unity/. Acesso em 12 de Outubro de 2023.
Deng Jianyang, & LIN, Yijia. 2022. The benefits and challenges of ChatGPT: An overview. Frontiers in Computing and Intelligent Systems, 2(2), 81-83. https://doi.org/10.54097/fcis.v2i2.4465
Gozalo-Brizuela, Roberto; GARRIDO-MERCHÁN, Eduardo C. 2023. A survey of Generative AI Applications. arXiv. arXiv:2306.02781
Lin, Lauren; LONG, Duri. 2023. Generative AI Futures: A Speculative Design Exploration. In Proceedings of the 15th Conference on Creativity and Cognition (C&C '23). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 380–383. https://doi.org/10.1145/3591196.3596616
Kaur, Davinder; SULEYMAN, Uslu; RITTICHIER, Kaley J.; DURRESI, Arjan. 2022. Trustworthy Artificial Intelligence: A Review. ACM Comput. Surv. 55, 2, Article 39 (February 2023), 38 pages. https://doi.org/10.1145/3491209
Jovanović, Mlađan; CAMPBELL, Marc. "Generative Artificial Intelligence: Trends and Prospects" in Computer, vol. 55, no. 10, pp. 107-112, Oct. 2022, doi: 10.1109/MC.2022.3192720
Rozen, Riemer van. 2021. Languages of Games and Play: A Systematic Mapping Study. ACM Comput. Surv. 53, 6, Article 123 (November 2021), 37 pages. https://doi.org/10.1145/3412843
Philips, Cody; TRICK, Nico; NACKE, Lennart; MANDRYK, Regan. 2023. The Role of Generative AI in Games Research. In Companion Proceedings of the Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play (CHI PLAY Companion '23), October 10--13, 2023, Stratford, ON, Canada. ACM, New York, NY, USA 2 Pages. https://doi.org/10.1145/3573382.3616030
Yadav, Ajay. A Complete Comparison of ChatGPT, GPT-3, and GPT-4: What’s the Real Difference? Simplified, 21 de Maio de 2023. Disponível em: https://simplified.com/blog/ai-writing/chatgpt-vs-gpt-3/. Acesso em 13 de Outubro de 2023.
Vincent, James. AI art tools Stable Diffusion and Midjourney targeted with copyright lawsuit, 16 de Janeiro de 2023. Disponível em: https://www.theverge.com/2023/1/16/23557098/generative-ai-art-copyright-legal-lawsuit-stable-diffusion-midjourney-deviantart. Acesso em 11 de Novembro de 2023.
Brittain, Blake. Judge pares down artists' AI copyright lawsuit against Midjourney, Stability AI, 30 de Outubro de 2023. Disponível em: https://www.reuters.com/legal/litigation/judge-pares-down-artists-ai-copyright-lawsuit-against-midjourney-stability-ai-2023-10-30/. Acesso em 11 de Novembro de 2023.
Openai. GPT-4 is OpenAI’s most advanced system, producing safer and more useful responses, 2023. Disponível em: https://openai.com/gpt-4. Acesso em 12 de Novembro de 2023.
Ramadan, Rido; WIDYANI, Yani. Game development life cycle guidelines. Proceedings of the 2013 International Conference on Advanced Computer Science and Information Systems (ICACSIS), pp. 95-100. IEEE, 2013. https://jiharu.github.io/lowpoly/img/06761558GameDev.pdf
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Willian Felipe Husek Schneider, Patrícia Kayser Vargas Mangan 2023
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.