PRÁXIS PEDAGÓGICA E CIBERFORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE COVID-19: PERSPECTIVAS E DESDOBRAMENTOS PEDAGÓGICO-CIENTÍFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10484

Palavras-chave:

Práxis pedagógica, Ciberformação docente, Covid-19, TIC, Educação online

Resumo

A realização de atividade remota na Educação Escolar, mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, nesse momento de pandemia causada pela Covid­19, despertam o interesse e a necessidade de discutirmos sobre movimentos ciberformativos como políticas públicas, que reverberem em práxis e desdobramentos pedagógico-científicos em sala de aula. Neste artigo, objetivamos refletir sobre a visão do professor da Educação Básica, da rede pública de ensino, em relação à utilização dessas tecnologias como artefatos mediadores da atividade pedagógica, tendo como cenário tanto o contexto anterior como durante a pandemia. Propõe-se como horizonte epistemológico a discussão sobre ciberformação docente, que supere o caráter técnico-instrumental desses meios tecnológicos. Metodologicamente, partimos de uma pesquisa qualitativa, de inspiração netnográfica, tendo como dispositivos para a construção de informações o questionário online, a partir do Google Forms, e a tertúlia digital, realizada pelo aplicativo de mensagem WhatsApp. Discutimos sobre a condição do professor para a realização dessas aulas online na rede pública, levando em consideração seu percurso formativo e a construção de atividades pedagógicas, a partir de perspectivas e de relações múltiplas entre docência e contexto social.  

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Biografia do Autor

Úrsula Cunha Anacleto, Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária.

Ediluzia Pastor da Silva, Docente na Rede Municipal de Educação de Queimadas e na Rede Municipal de Educação de Valente

Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq).

Luciana Oliveira Lago, Docente na Rede Pitágoras

Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq).

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

ANACLETO, Úrsula C. .; SILVA, E. P. da; LAGO, L. O. . PRÁXIS PEDAGÓGICA E CIBERFORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE COVID-19: PERSPECTIVAS E DESDOBRAMENTOS PEDAGÓGICO-CIENTÍFICOS. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 1, p. e10484, 2020. DOI: 10.52579/diapi.vol1.i.a10484. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10484. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Religião, Religiosidade(s), Espiritual(idade)(s), Pandemia e Políticas Públicas