IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS E AS COLATERAIS ESTABELECIDAS PELA BANCA NO FINANCIAMENTO AOS START-UPS. CASO BANCO NACIONAL DE INVESTIMENTO, 2015-2020

Autores

  • Inácio Ernesto Minzo ISGE GM - Moçambique.
  • Verônica Sibinde Mpanda ISGE GM - Moçambique.

Resumo

A integração financeira e econômica é uma preocupação, sobretudo para jovens com ou sem formação acadêmica, situação advindo da falta de emprego em Moçambique. A concepção de projetos de investimentos com perspectivas de geração de auto emprego pelos jovens é vista como porta de saída, no entanto, é uma solução dependente de obtenção de capital financeiro inicial. O objetivo do artigo é analisar a implementação de projetos de investimento mediante às garantias estabelecidas pelo Banco Nacional de Investimentos (BNI) na concessão de financiamento aos startups. É uma pesquisa do tipo descritivo e de abordagem qualitativa em que recorremos as técnicas de entrevista e documental para recolha dos conteúdos, os quais foram analisados e interpretados, ao que concluímos que os startups não implementam os seus projetos de investimentos porque estão desprovidos de colaterais que minimizem os riscos de crédito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inácio Ernesto Minzo, ISGE GM - Moçambique.

Mestre em Finanças Empresarias pelo Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini, Licenciado em Gestão Comercial pela Universidade Eduardo Mondlane, Docente no Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini.

Verônica Sibinde Mpanda, ISGE GM - Moçambique.

Doutora em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique, especializada em Sistema de Avaliação e Garantia da Qualidade; Mestre em Gestion Integrada Del Conocimiento, El Capital Intelectual Y Los Recursos Humanos pela Universidade A Politécnica de Madrid – Espanha, Docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde, Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza Muthini. 

Downloads

Publicado

2023-09-17