AVANÇOS, RECUOS OU ESTAGNAÇÃO DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAHIA – 2007 a 2017?

Autores

  • Selma dos Santos UEFS
  • Eduardo José Fernandes Nunes Universidade do Estado da Bahia – UNEB https://orcid.org/0000-0002-9358-8039
  • Jorge Filipe Carneiro Coelho Dantas Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Resumo

A educação pública se utiliza de um planejamento orçamentário para organizar os investimentos públicos nessa área como em outras do sistema público, este artigo procurou acompanhar os avanços, recuos ou a estagnação do financiamento da Educação de Jovens e Adultos no Estado da Bahia nos últimos dez anos, no período 2007 a 2017. A análise desses dados permitirá termos uma radiografia sobre essa problemática e a auxiliar na possibilidade de ações que possam dar um salto qualitativo se não em todas as modalidades, mas que ajude através de mais e melhores investimentos nessa área. O levantamento dos dados para essa pesquisa foi realizado nos sistemas de informações da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, e Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (INEP). Pela análise do material encontrado percebe-se poucos avanços nesse orçamento ao longo da década, condicionada pela conjuntura política e econômica do país, os investimentos públicos essenciais para a população nunca são suficientes e se perdem nos meandros da burocracia estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José Fernandes Nunes, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Vice coordenador do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico.

Jorge Filipe Carneiro Coelho Dantas, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Estudante da Graduação em Ciências SociaisIniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia – UNEBMembro do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Pedagógico – TSPPP

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

DOS SANTOS, S.; NUNES, E. J. F.; DANTAS, J. F. C. C. AVANÇOS, RECUOS OU ESTAGNAÇÃO DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAHIA – 2007 a 2017?. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 6–25, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7510. Acesso em: 22 dez. 2024.