A NARRATIVA FILMICA DE AVATAR (2009) E SUAS POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.33-50Resumen
Esse estudo investigou as potencialidades das cenas do filme de ficção Avatar para a problematização das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no Ensino de Ciências no Contexto da Educação Básica. Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado na análise do fílmica. Foram selecionadas cinco cenas e para cada uma delas evidenciou-se um tema sociocientífico: a conquista do espaço pelo homem; o conflito de interesses entre as grandes corporações e os cientistas; implicações neurais no processo de controle corpo x mente; engenharia genética e suas implicações atuais; a relação entre homem x natureza. Evidencia-se o potencial pedagógico da abordagem de temas como universo, relações entre as espécies, natureza e sacralidade, o valor da vida (animal, vegetal, humana), questões morais e éticas no desenvolvimento de transgênicos, ecossistemas e fluxo de energia.
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