A CONSTRUÇÃO DAS DESIGUALDADES EM EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARA – MA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.137-150Palabras clave:
Teorias raciais, Desigualdades em educação, Alcântara.Resumen
O presente artigo trata da influência das teorias raciais na construção das desigualdades em educação no Município de Alcântara, Maranhão. Essa temática expressa à urgência da criação e implementação de ações afirmativas na busca pela equidade racial em educação. Tem-se como perspectiva teórica o Materialismo Histórico, pois, possibilita pensar as contradições, os conflitos e os processos históricos que marcaram e marcam a dinamicidade das desigualdades educacionais no Brasil. Nesse sentido, trata-se, em um primeiro momento, das teorias raciais na perspectiva biológica, antropológica e sociológica, e, em um segundo momento, trata-se das desigualdades raciais na educação em Alcântara para sinalizar a emergência de ações afirmativas. A pesquisa desenvolvida é de cunho bibliográfico e documental, inclusive documental-estatístico, sendo consultados livros e periódicos, assim como documentos estatísticos obtidos no site do IBGE. Os dados demonstram que as desigualdades entre brancos e negros continuam ainda acentuadas no Município de Alcântara, MA.
Palavras-chave: Teorias raciais. Desigualdades em educação. Alcântara.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.