O LEGADO DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Elisa Luzia Costa de Santana Universidade Estadual da Bahia-UNEB/SSA
  • Francisca de Paula Santos Silva
  • Avelar Mutim

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Paulo Freire. Cidadania.

Resumo

O propósito do presente trabalho é destacar as contribuições da Educação Popular desenvolvida por Paulo Freire à Educação Ambiental, pois semelhantemente aos princípios de bases emancipatórias presentes na Educação Ambiental, a pedagogia freiriana de Educação Popular defende o diálogo coletivo para construção de uma consciência crítica do indivíduo em relação à realidade na qual está inserido de modo a atuar como sujeito participativo da sua trajetória e transformação da realidade sendo, assim, um dos meios de formação cidadã frente aos problemas socioambientais. Assim, algumas obras do educador serviram de referência: Teoria e prática em educação popular, Pedagogia do Oprimido, Política e Educação, Pedagogia da Autonomia, Ação Cultural para a Liberdade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Luzia Costa de Santana, Universidade Estadual da Bahia-UNEB/SSA

estre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela FAMAM/ UFRB (2019), Possui graduação em Pedagogia pela FEBA(1993) e Graduação em Serviço Social pela UCSAL (1994) e Complementação Pedagógica pela FACIBA (2010). Especialista em Gestão e Planejamento Educacional pela UNEB 2000), Especialização em Família pela UCSAL 2010). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pela FACEBA ( 2011). Professora ensino fundamental e médio. Assistente Social com experiência em Assessoria aos Conselhos Tutelares do Menor e na área de saúde atuando eventualmente como Orientadora de Estágio em Serviço Social pela Faculdade D. Pedro II.

Downloads

Publicado

2020-04-28

Como Citar

Costa de Santana, E. L., Silva, F. de P. S., & Mutim, A. . (2020). O LEGADO DA PEDAGOGIA FREIRIANA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Educação E Ciências Sociais, 3(5). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/8072